• Carregando...

A partir de novembro deste ano, 120 crianças de 10 a 14 anos que vivem na Vila Audi, no bairro do Uberaba, na zona Leste-Sul de Curitiba, terão a oportunidade de se dedicar diariamente à prática de esportes. O projeto Geração Campeão, o único do Paraná a ser contemplado no Programa Esporte & Cidadania da Petrobras, receberá R$ 1,9 milhão da empresa de energia para desenvolver atividades de basquete e remo no contraturno escolar durante 18 meses.

A escolha pela Vila Audi não foi por acaso: é uma das regiões mais carentes da capital paranaense. Por isso, o objetivo principal é retirar os jovens das ruas no período em que não estejam na escola. Antes ou depois das aulas, eles ocupam o tem­­po treinan­do basquete no Centro da Juventudade da Prefeitura Municipal ou praticando remo no Parque Náutico do Iguaçu. Nesse período, receberão refeição, uniforme e terão aulas com foco em esporte e cidadania.

"Eles vão sair diferentes do que entraram, não tenho dúvida. Se eles se destacarem, quem sabe eles não participam de competições e pos­­sam, futuramente, defender o país na Olimpíada", vislumbra Francisco Essert, superintendente da Gerar, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), que elaborou o projeto e vai tocar o Geração Campeã.

Para garantir o bom nível no treinamento, a Gerar vai contar com duas ex-jogadoras da seleção de basquete, Dalila e Joyce. No caso do remo, os instrutores da Federação Paranaense de Remo ajudarão nas atividades. Inclusive, no Parque Náutico, serão construídas instalações para que os jovens possam ter aulas. Todo o material será bancado com o recurso da estatal.

A seleção das 120 crianças começará nos próximos dias e terá apoio direto de escolas municipais da região. Essert explica o processo. "Não podemos escolher qualquer aluno. É preciso ter no mínimo uma certa estatura e um determinado porte físico para a modalidade. Mas essas são questões secundárias, de menor importância. O que vai contar realmente é a situação de vulnerabilidade social em que se encontram."

Apesar de ter previsão de apenas 18 meses, o objetivo é tornar o Geração Campeã em algo permanente. A expectativa é de que seja feito um aditivo para mais 18 meses, mas isso vai depender dos resultados alcançados. Mesmo assim, a ideia é encontrar parceiros para garantir a continuidade do projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]