• Carregando...
Lopes é escoltado para fora do gramado após ser expulso por "ofender" o auxiliar de árbitragem | Christian Rizzi / Gazeta do Povo
Lopes é escoltado para fora do gramado após ser expulso por "ofender" o auxiliar de árbitragem| Foto: Christian Rizzi / Gazeta do Povo

O técnico Antônio Lopes corre o risco de ser suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. No intervalo do jogo entre Atlético Paranaense e Flamengo, o comandante atleticano bateu boca com o auxiliar de arbitragem Altemir Hausmann contestando alguma de suas marcações. O clima esquentou quando Lopes acusou o bandeira de "não ter caráter" e "ser indigno" e "injusto".

O treinador alegou ainda que após lançar sobre Hausmann um "olhar recriminador", levou um "cutucão", ou um empurrão, do auxiliar. Irritado, ele acabou expulso pelo árbitro Leandro Vuaden.

O técnico atleticano certamente irá a julgamento, pois foi expulso, mas sua situação pode se complicar se o trio de arbitragem relatar algum fato agravante. "Vamos esperar o relatório da partida e formular a denúncia a seguir. Dependendo do que for relatado na súmula, a situação dele pode piorar. Se ele alega que foi agredido, que apresenta uma queixa no tribunal", explicou o procurador-geral do STJD, Paulo Schimitt, à Gazeta do Povo.

Como nesta segunda-feira é feriado, a súmula só chegará à Confederação Brasileira de Futebol nesta terça. Caso o árbitro relate as ofensa na súmula, o treinador pode ser denunciado por infração aos artigos 188 – (manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva... contra árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições), 187 (ofender moralmente árbitro ou auxiliar em função) e 274 (invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou à partida, sem a necessária autorização). No pior quadro possível, Lopes poderia ser suspenso por três anos.

O advogado do Furacão, Domingos Moro, confirmou que já está preparando a defesa do treinador. "Que ele será denunciado, não temos dúvida. Ainda não sabemos se ele fez o boletim de ocorrências que prometeu fazer. Caso isso tenha acontecido, certamente as coisas ficarão um pouco mais tranquilas. Já estamos reunindo imagens e provas para formatar nossa defesa", explicou.

Moro afirma apenas estar torcendo para que o julgamento não seja marcado para quarta-feira que vem. Na ocasião, o Furacão enfrentará o Botafago, pelo jogo de volta da Copa Sul-Americana. "Esperamos que ele possa estar no julgamento para dar sua versão dos fatos. Seria muito importante a sua presença e espero que marquem o julgamento para segunda, terça ou sexta", argumentou.

O Atlético pode ser punido ainda com o pagamento de multa. Isso porque o jogo começou com pelo menos cinco minutos de atraso, o que segundo o artigo 215 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, prevê multa de R$ 1 mil para cada minuto de atraso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]