• Carregando...

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, garantiu nesta segunda-feira à Bélgica e à Holanda que sua candidatura conjunta para ser sede do Mundial é válida apesar de sua preferência pelas propostas individuais. Contudo, o presidente da entidade que rege o futebol mundial não deu o mesmo respaldo à Espanha e Portugal.

O Japão e a Coreia do Sul organizaram juntos o Mundial de 2002, mas Blatter disse que a Fifa não queria repetir o que, segundo ele, resultou em "dois Mundiais, com dois comitês organizadores, duas línguas, duas moedas e um custo em dobro".

"Isto é totalmente diferente", disse Blatter sobre a candidatura belga-holandesa durante uma visita na qual se reuniu com o comitê organizador do torneio em Bruxelas.

"Uma candidatura da Holanda e da Bélgica deveria ser aceita porque sabemos que há um comitê organizador único", acrescentou.

Blatter, que também visitou o rei da Bélgica, Alberto, e recebeu uma bola de chocolate das mãos do primeiro-ministro do país, descreveu a proposta conjunta de duas nações "importantes" como "atrativa".

Os dois países já foram sede conjunta da Eurocopa de 2000. Por outro lado, o presidente da Fifa foi menos enfático com a candidatura de Espanha e Portugal. "Não tenho os detalhes", respondeu quando perguntaram a ele se essa proposta também poderia ser considerada como exceção.

A Federação Espanhola de Futebol já insistiu que continuará impulsionando a candidatura apesar da especulação da mídia de que o país ibérico poderia apresentar uma proposta individual.

Austrália, Inglaterra, Indonésia, Japão, México, Rússia e Estados Unidos já apresentaram suas propostas para sediar os Mundiais de 2018 e o de 2022, ao mesmo tempo em que fizeram conjuntamente Bélgica/Holanda e Espanha/Portugal

Catar e Coreia do Sul somente se apresentaram como candidatos para o torneio de 2022. Como o Brasil será sede do Mundial de 2014, a Fifa já declarou que as nações sul-americanas não poderiam apresentar propostas para os eventos seguintes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]