• Carregando...
Platini deve pagar ainda uma multa de 80.000 francos suíços (74.000 euros), maior que a multa atribuída a Blatter, fixada em 50.000 francos suíços . | ARND WIEGMANN/REUTERS
Platini deve pagar ainda uma multa de 80.000 francos suíços (74.000 euros), maior que a multa atribuída a Blatter, fixada em 50.000 francos suíços .| Foto: ARND WIEGMANN/REUTERS

Joseph Blatter, presidente da Fifa desde 1998, e Michel Platini, presidente da Uefa desde 2007, foram suspensos por oito anos de qualquer atividade relacionada ao futebol, anunciou nesta segunda-feira (21) a justiça interna da entidade que comanda o futebol mundial.

O pagamento de 1,8 milhão de euros em 2011, supostamente por trabalhos de assessoria de Platini à Fifa concluídos uma década antes, sem um contrato escrito, resultou em um primeiro momento em uma suspensão provisória que chegaria ao fim em janeiro, à espera do veredicto de fato da questão.

Embora as acusações de corrupção não tenham sido mantidas, a justiça interna da Fifa considerou ambos culpados de “conflito de interesses” e de “gestão desleal”. Platini deve pagar ainda uma multa de 80.000 francos suíços (74.000 euros), maior que a multa atribuída a Blatter, fixada em 50.000 francos suíços (46.295 euros).

Irei lutar por mim e irei lutar pela Fifa

Joseph Blatter presidente afastado da Fifa

Os dois dirigentes podem recorrer da condenação de oito anos ao Comitê de Apelação da Fifa e depois, eventualmente, ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

líder afastado da Fifa, Joseph Blatter, vai apelar contra a suspensão por oito anos do futebol imposta pelo Comitê de Ética da entidade nesta segunda-feira, disse a repórteres.

“Irei lutar por mim e irei lutar pela Fifa”, disse Blatter, acrescentando que iria levar suas alegações ao órgão de recursos da Fifa, ao painel esportivo de arbitragem, sediado em Lausanne, ou tomar ações legais sob a lei suíça caso necessário.

O tempo joga contra o ex-jogador da seleção francesa, já que Platini desejava disputar a eleição presidencial da Fifa, programada para 26 de fevereiro.

O suíço Blatter, de 79 anos, já estava praticamente aposentado, mas esperava ter a possibilidade de presidir a Fifa até a eleição de seu sucessor no congresso de fevereiro.

Platini, 60 anos, poderia agora tentar comparecer ao TAS diretamente, sem passar primeiro pelo Comitê de Apelação da Fifa, para agilizar o processo, mas para isto precisaria da autorização da Fifa, algo que parece pouco provável, segundo fontes ligadas à entidade máxima do futebol mundial.

A data limite para a apresentação de candidaturas é 26 de janeiro, o que significa que o francês tem pouco tempo para tentar esgotar todas as vias de recursos.

A decisão desta segunda-feira pode ser considerada um momento que resume 2015 para a Fifa, considerado o ‘annus horribilis’ da entidade, marcado por escândalos de corrupção desde a detenção em 27 de maio em Zurique de sete dirigentes, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

O escândalo levou Blatter, que em 29 de maio havia sido reeleito para um quinto mandato que deveria prosseguir até 2019, a anunciar em 2 de junho que deixaria o comando da Fifa e a convocar um congresso para determinar seu sucessor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]