• Carregando...

A invencibilidade de Joel Santana acabou nesta quarta-feira. Após três boas vitórias no comando do Botafogo, o time carioca foi derrotado por 1 a 0 pelo São Raimundo, no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, no Pará, na estreia da Copa do Brasil. Branco marcou, de cabeça, o gol da vitória do time paraense.

A segunda e decisiva partida do duelo está marcada para o dia 24 de fevereiro, no Engenhão. O Botafogo precisa vencer por dois gols de diferença para garantir a classificação para a segunda fase. Um triunfo por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outra vitória alvinegra por um gol - 2 a 1; 3 a 2 e assim por diante - a vaga fica com o São Raimundo, que também se classifica com qualquer empate.

O Botafogo tinha bons resultados nas estreias da Copa do Brasil. Nas 16 estreias anteriores na competição, o Alvinegro teve 11 vitórias, quatro empates e havia sofrido apenas uma derrota, em 1996, quando perdeu para o Cori-Sabbá do Piauí por 1 a 0.

Disputando a Copa do Brasil pela primeira vez, o São Raimundo teve uma temporada inesquecível ano passado. Além de ter conquistado o vice-campeonato paraense, perdendo a final para o Paysandu, o time foi o grande campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. E parece começar bem 2010 com esta vitória sobre o Botafogo.

Começo nervoso

A torcida do São Raimundo lotou o estádio Colosso do Tapajós, em Santarém. Muitos torcedores com a camisa do Flamengo e Vasco também apoiavam o time do Pará. Entusiasmada, a equipe da casa foi para cima do Botafogo.

A primeira chance foi aos cinco minutos. Leandrinho recebeu na intermediária e chutou forte. O goleiro Jefferson defendeu no meio do gol, sem direito a rebote. Aos 13 minutos, outro susto. Marcelo Pitbull chutou cruzado e Del Curuça tentou completar para o gol de carrinho. Mas chegou atrasado no lance.

Sem criar jogadas, o Botafogo quase perdeu a cabeça. Os jogadores do São Raimundo confundiam, em alguns momentos, determinação com entradas mais duras. Com isso, os alvinegros discutiam bastante em campo. O atacante Herrera era o mais irritado. Ele recebeu um cartão amarelo por uma entrada violenta no zagueiro Evair e, depois, merecia ser expulso por um lance parecido.

A marcação do São Raimundo era muito forte. Evair colava em Herrera e Filho não dava espaços para Loco Abreu.

O Botafogo demorou a criar uma boa chance. E ele foi meio sem querer. Marcelo Cordeiro tentou um cruzamento pela esquerda e a bola bateu no travessão após o goleiro Labilá estar totalmente vendido no lance.

O time carioca insistia em cruzamentos para a área tentando encontrar o atacante uruguaio Loco Abreu. Mas a defesa do São Raimundo estava bastante ligada na jogada.

Michel, habilidoso meia do São Raimundo, quase fez o primeiro gol em uma cobrança de falta da entrada da área. A bola passou muito perto do travessão. O fim do primeiro tempo veio em boa hora para os cariocas.

Branco faz o gol do São Raimundo

Para o segundo tempo, o técnico Joel Santana tirou Eduardo e colocou o atacante Somária em campo. Aos 14 minutos, o lateral João Pedro deu bobeira e o atacante Herrera chutou forte. O goleiro Labilá espalmou para escanteio. Logo depois, Marcelo Cordeiro cruzou para a área e o zagueiro Fábio Ferreira, totalmente sozinho, cabeceou para fora quando o goleiro do São Raimundo já estava vendido no lance. Duas chances de ouro perdidas pelo Botafogo.

Mas o São Raimundo abriu o placar aos 23 minutos. Marcelo Pitbull fez boa jogada pela esquerda em cima de Fahel e cruzou. Branco, sozinho, tocou de cabeça para o gol com Jefferson já batido na jogada. São Raimundo 1 a 0 para o delírio da torcida local.

Logo após o gol, Joel Santana resolveu tirar Fahel e colocar o atacante Caio no time. Aos 27 minutos, Somália arriscou de longe e o goleiro Labilá espalmou para escanteio em uma bonita defesa. Os torcedores começaram, então, a cantar: "uh é Labilá, uh é Labilá!".

O Botafogo corria contra o relógio para tentar o gol de empate. E o São Raimundo explorava bem os contra-ataques. Maurício fez o que quis em cima de Antônio Carlos e chutou forte. O goleiro Jefferson espalmou e evitou o segundo gol do time da casa.

No banco de reservas, Joel Santana reclamava com o time. Mas não adiantava. O São Raimundo controlava a partida e tocava a bola para passar o tempo. Em alguns momentos, os torcedores chegaram a gritar olé.

Aos 43 minutos, o Botafogo teve a última chance. Somália recebeu na área e chutou. Mas o goleiro Labilá espalmou e garantiu a vitória do São Raimundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]