• Carregando...
Capitã Fabiana levanta a taça do Grand Prix em Tóquio | Kiyoshi Ota/ EFE
Capitã Fabiana levanta a taça do Grand Prix em Tóquio| Foto: Kiyoshi Ota/ EFE

A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou ontem seu décimo título do Grand Prix, ampliando o domínio como maior campeã da história do torneio. Mesmo jogando com a torcida contra, em Tóquio, teve menos dificuldade do que esperava e derrotou o Japão por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/18 e 27/25, em 1 hora e 28 minutos.

Coincidentemente, a tabela da fase final reservou para a última rodada um confronto direto entre os dois candidatos ao título. Assim, Brasil e Japão disputaram uma ‘decisão’ num torneio sem final. A vantagem era das japonesas, que haviam vencido os quatro jogos na fase e estavam na frente na classificação – 12 pontos, contra 10 das brasileiras, que perderam na primeira rodada para a Turquia.

Por isso o Brasil precisava ganhar por 3 sets a 0 ou 3 a 1. O Japão seria campeão mesmo com derrota, caso vencesse dois sets. Mas não conseguiu nenhum. O resultado coroou a grande campanha da seleção desde as fases iniciais. Em 14 jogos, sofreu apenas a derrota para as turcas na abertura do hexagonal decisivo. Assim, o time de José Roberto Guimarães mostrou também que está forte para buscar o inédito título mundial, grande objetivo da temporada – a competição na Itália começará no dia 23 de setembro.

Zé Roberto elogiou especialmente as mais velhas. "Essa competição foi um grande teste para nós. Aprendi muito, principalmente com a Fabiana e a Sheilla, que me ajudaram em diversos momentos durante essas cinco semanas. O Grand Prix é muito desgastante. São muitas viagens, jogos e pressão todo o tempo. Tenho de agradecer ao grupo, mas principalmente às mais experientes, que foram de extrema dedicação e bom senso", afirmou o treinador.

"Se analisarmos o Grand Prix inteiro, fica claro que o nosso time jogou bem. Perdemos apenas uma partida em 14 jogos. Tirando o jogo com a Turquia, fomos uma equipe constante e disciplinada taticamente", elogiou a capitã Fabiana. "Nosso grupo está de parabéns, principalmente pela volta por cima na fase final", comemorou Sheilla. As duas foram eleitas para a seleção do torneio junto com a levantadora Dani Lins.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]