• Carregando...

O Brasil já é oficialmente o candidato a sede da Copa do Mundo de 2014. E deve ser o único. Nesta manhã (à meia-noite de Brasília), no Westin Hotel, em Tóquio, onde a Fifa montou seu quartel general no Mundial de Clubes, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, entregou a carta com a apresentação da candidatura brasileira. Caso outro país queira entrar na disputa pela sede, tem apenas até o dia 18 para isso.

A Fifa já havia decidido que em 2014 a sede será um país da América do Sul. Nesta quarta-feira, o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Nicolás Leoz, também presente no hotel na capital japonesa, afirmou que a confederação dará todo o apoio necessário para o Brasil sediar a Copa de 2014.

"Não deve haver impedimento. A Conmebol deseja que a Copa seja no Brasil, assim como o governo e o povo. Agora, o Brasil tem de trabalhar na organização, o que não é fácil. Temos a obrigação de ajudar o país em todos os sentidos, seguindo os encargos da Fifa, estádios, hotelaria e outros pontos", afirma o dirigente.

Ricardo Teixeira se mostrou emocionado ao entregar a carta ao diretor de Competições da Fifa, Jim Brown.

"A candidatura do Brasil é legítima e tem o apoio de todas as federações da América do Sul, o que está comprovado pela presença do presidente Nicolás Leoz, que muito nos honra. Chegamos a um momento muito importante no projeto da candidatura. Estou me sentindo vitorioso por isso, como devem estar da mesma forma os milhões de torcedores brasileiros que sonham em ver um Mundial em nosso país", diz o presidente da CBF.

O presidente da Conmebol também acredita que haverá grande mobilização no Brasil para sediar a Copa de 2014 e espera que o governo participe.

"O Estado brasileiro deve dar a garantia necessária. O país tem de ter a união total do governo, do povo, do esporte e do jornalismo", ressalta.

O presidente da CBF concorda com Leoz e afirma que o governo brasileiro dará a ajuda necessária:

"O Governo, através do presidente Lula, já deu repetidas vezes prova de que será um agente fundamental para a realização da Copa do Mundo, inclusive através da instituição de um Grupo de Trabalho Interministerial. E a iniciativa privada dará a resposta que, tenho certeza, será positiva para a implementação de ações que lhe competem."

A Fifa escolherá a sede da Copa de 2014 em 2008, e Ricardo Teixeira está muito confiante:

"Estamos no bom caminho, muito próximos de realizar um sonho. Mas para que isso aconteça, é preciso estrita obediência e cumprimento às exigências do Caderno de Encargos que está sendo atualizado pela Fifa."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]