• Carregando...

Tóquio – O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, vai apresentou oficialmente a candidatura brasileira à sede da Copa do Mundo de 2014 hoje, em cerimônia realizada em Tóquio, onde os dirigentes da Fifa acompanham a terceira edição da Copa do Mundo de Clubes sob a chancela da entidade – Teixeira está lá na condição de membro do Comitê Executivo.

A apresentação foi à meia-noite de Brasília, 11 horas da manhã em Tóquio, e trata-se apenas de mera formalidade, embora o site da CBF descreva o ato como "um passo decisivo" para que o país volte a organizar a principal competição do futebol mundial depois de 64 anos.

A Fifa já definiu que, por causa do rodízio de continentes, a Copa de 2014 será na América do Sul, e o Brasil foi o único candidato. Conta, inclusive, com o apoio das outras nove federações nacionais filiadas à Conmebol, embora a Colômbia tenha manifestado discreta intenção de se candidatar.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, já avisou, no entanto, que o fato de ser candidato único não desobriga o país de cumprir o caderno de encargos – "com nível de exigência cada vez mais alto", segundo ele, depois do excelente Mundial organizado neste ano pela Alemanha. Preocupado com isso, Blatter já veio ao Brasil para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que garantiu o respaldo do governo à organização da Copa.

Na semana passada, durante a reunião do Comitê Executivo, Blatter avisou que, se nenhum país sul-americano oferecesse as condições necessárias, não hesitaria em mudar a Copa de lugar, e que a América do Norte seria uma opção natural – o Canadá já disse que tem interesse em receber a Copa, assim como a Austrália.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]