• Carregando...
Favorita, Sarah Menezes (à esq.) foi eliminada na primeira luta | Maxim Shipenkov/
Favorita, Sarah Menezes (à esq.) foi eliminada na primeira luta| Foto: Maxim Shipenkov/

Os primeiros campeões

Categoria ligeiro (fem)

Ouro: Ami Kondo (Japão)

Prata: Paula Pareto (Argentina)

Bronze: Amandine Buchard (França)

Bronze: Maria Celia Laborde (Cuba)

Categoria ligeiro (masc)

Ouro: Boldbaatar Ganbat(Mongólia)

Prata:  Beslan Mudranov (Rússia)

Bronze:  Naohisa Takato (Japão)

Bronze:  Amiran Papinashvili (Geórgia)

O Brasil ficou fora da briga por medalhas no primeiro dia do Mundial de Judô em Chelyabinsk, na Rússia – o país tinha três atletas inscritos na categoria ligeiro. Os medalhistas olímpicos Sarah Menezes e Felipe Kitadai foram eliminados ainda na estreia. Eric Takabatake, de 23 anos, estreante na disputa, foi quem seguiu mais longe, mas acabou sendo derrotado pelo russo Beslan Mudranov, um dos favoritos ao ouro.

Campeã olímpica e vice-líder do ranking mundial da categoria até 48 kg, Sarah foi eliminada pela pontuação mínima logo na estreia. Sua algoz foi a revelação francesa Amandine Buchard, de 19 anos, que conseguiu um yuko com menos de 30 segundos de combate. A piauiense teve dificuldades, mas brigou durante toda a luta. A francesa – que terminou com o bronze – chegou a ser punida duas vezes, mas Sarah não conseguiu reverter o placar desfavorável nos quatro minutos de combate.

A brasileira já havia perdido para a vice-campeã europeia em fevereiro, nas oitavas de final do Grand Slam de Paris. Sarah esperava conseguir o inédito ouro em Chelyabinsk, depois de ter conquistado três medalhas de bronze. Em seu quinto Mundial adulto, foi a pior participação de Sarah.

Assim como ocorreu no Mundial do Rio, no ano passado, Felipe Kitadai não conseguiu superar a estreia em Chelyabinsk. O paulista da categoria até 60 kg, medalha de bronze na Olimpíada de Londres/2012, foi derrotado pelo usbeque Diyorbek Urozboev. O brasileiro começou a luta sendo surpreendido com um yuko, com 14 segundos de combate. Teve dificuldades para reagir, com o rival se defendendo muito bem. Com menos de dois minutos de luta, ao tentar uma ação, levou o contragolpe e acabou sendo derrubado, para a marcação do ippon.

Um dos quatro brasileiros estreantes no Mundial, Eric Takabatake superou dois adversários, mas caiu nas oitavas, quando enfrentou um dos favoritos ao ouro, o russo Beslan Mudranov. O atleta da casa não deu muita chance ao brasileiro e conseguiu o ippon com apenas 49 segundos de luta.

No segundo dia de dis­­putas, hoje, entram no tatame os judocas da categoria meio-leve. Erika Miranda, vice-líder do ranking, disputará o seu sexto Mundial e estreia apenas na segunda rodada. Ela enfrentará a vencedora do confronto entre a tunisiana Nesria Jlassi e Gulbadam Babamuratova, do Turcomenistão.

Charles Chibana, revelação brasileira no Mundial do Rio, chega ao seu segundo Mundial como líder do ranking. Adversário a ser batido, o paulista também estreia na segunda rodada – contra o armênio Davit Ghazaryan. É a primeira vez que os dois se enfrentam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]