• Carregando...
Jaqueline e Fabi durante partida da seleção brasileira na fase de classificação do Grand Prix | FIVB
Jaqueline e Fabi durante partida da seleção brasileira na fase de classificação do Grand Prix| Foto: FIVB

Masculino

Bernardinho põe mais um título no currículo

A seleção masculina de vôlei, comandada pelo técnico Bernardinho, conquistou ontem mais um título. Ao derrotar a Polônia, dona da casa, a equipe brasileira venceu o torneio Hubert Jerzeg Wagner, disputado em Bydgoszcz. A taça foi levantada de maneira invicta. O triunfo derradeiro teve o placar de 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/22, 23/25 e 25/14. Anteriormente, o time já havia superado os outros dois participantes, Bulgária e República Tcheca. O torneio está na programação da seleção como preparação para o Campeonato Mundial, que será realizado na Itália, de 25 de setembro a 10 de outubro. Agora, Brasil e Polônia se enfrentam em três amistosos que estão previstos para Curitiba. O local do embate, nos dias 2, 4 e 5 de setembro, é o ginásio do Tarumã que já passou por vistoria da Confederação Brasileira de Vôlei e voltará a receber uma partida depois de mais de três anos fechado para reformas.

Classificada antecipadamente pa­­ra a fase final do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vô­­lei fechou a fase de classificação com uma tranquila vitória por 3 sets a 0 sobre a Polônia, na madrugada de ontem, em Taiwan. As par­­ciais foram de 25/16, 27/25 e 25/16, em 1h14min de confronto.Com o resultado, o time comandado pelo técnico José Roberto Gui­­marães ficou em primeiro lugar na etapa de classificação, com 24 pontos. As polonesas, que também garantiram vaga na fase final, ficaram com 21.

O destaque brasileiro no confronto deste domingo foi a ponteira Sheilla, maior pontuadora da partida, com 15 acertos. A segunda jogadora mais decisiva foi a central Thaísa, com dez pontos. Ape­­sar de a partida não ter importância na tabela, já que as duas equipes entraram em quadra classificadas, José Roberto Guimarães es­­calou a formação titular do Brasil para ganhar ritmo de jogo: Fabíola, Sheilla, Jaqueline, Mari, Fabiana, Thaísa e Fabi como líbero. Dani Lins, Natália, Paula Pequeno, Ade­­nízia e Sassá foram utilizadas no de­­correr da partida.

As finais do Grand Prix começam na quarta-feira, em Ningbo, na China. Além do Brasil, atual bi­­campeão do torneio e que buscará seu nono título, e Polônia, também participarão Itália, Japão, EUA e as anfitriãs chinesas. Na quarta, o Brasil estreará na fase fi­­nal contra o Japão, às 2h30 (de Bra­­sília), em seguida encara a Po­­lônia, na quinta; os EUA, na sexta; a Itália, no sábado; e a China, no do­­mingo. Todas as seis seleções jo­­ga­­rão em turno único, e a que so­­mar mais pontos será a campeã do torneio.

José Roberto Guimarães aprovou a atuação da seleção. No en­­tanto, o técnico cobrou maior aten­­ção das jogadoras e alertou sobre o perigo que a falta de concentração pode ocasionar na fase decisiva da competição. "Gostei do jogo de hoje [ontem], mas cometemos alguns erros no segundo set que não podemos repetir na fase final. Conseguimos buscar o placar, retomamos a concentração e saímos com a vitória, mas temos de ter uma atenção maior", disse Jo­­sé Roberto, referindo-se às dificuldades que seu time teve para fechar a segunda parcial em 27/25.

O treinador também comentou o fato de ter optado por escalar a formação considerada titular da seleção, mesmo com o time já classificado por antecipação. "Na etapa decisiva, serão cinco jogos difíceis em cinco dias seguidos. Para superar isso, temos de trabalhar du­­ro e em equipe. Tivemos uma boa preparação física e psicológica para aguentar essa maratona. Es­­pero que a equipe se comporte bem", completou o treinador, que comandou o Brasil em cinco dos oito títulos conquistados no Grand Prix.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]