• Carregando...
Tabela do Brasileirão beneficia Palmeiras e Fluminense no 1.º turno
Tabela do Brasileirão beneficia Palmeiras e Fluminense no 1.º turno| Foto:

A tabela do Brasileirão 2019 tem 85 erros e acaba beneficiando Palmeiras e Fluminense no primeiro turno. A avaliação é do engenheiro Horácio Nelson Wendel, técnico especialista na formatação de disputas esportivas.

TABELA: confira a classificação e os próximos jogos do Brasileirão

Para Wendel, a tabela da Série A é altamente problemática, com um total de 85 erros. Com nove rodadas já disputadas, a competição retorna no próximo sábado (13), após a parada para a Copa América 2019. Análise amparada por uma série de critérios explicados abaixo.

>> Reforços e amistosos: confira como voltam os 20 clubes da Série A após a parada

Em relação ao favorecimento do alviverde paulista e do tricolor carioca, a conclusão é baseada no fato de que o Palmeiras joga seis vezes na cidade de São Paulo em sete rodadas consecutivas (8.ª à 14.ª), enquanto o Flu atua seis vezes no Rio de Janeiro em oito jogos seguidos (10.ª à 17.ª) — cenário que minimiza o cansaço com deslocamentos e não assegura imparcialidade, por exemplo.

Confira abaixo os principais erros da tabela, de acordo com o especialista

Falta de metodologia

Horácio aponta falta de metodologia da CBF. Segundo o especialista, o erro de acúmulo de jogos seguidos na própria cidade para alguns clubes já havia acontecido também nas nove primeiras rodadas.

O Vasco jogou seis vezes no Rio de Janeiro e três vezes fora (1 erro); o Botafogo jogou seis vezes no Rio de Janeiro e três vezes fora (1 erro); o Fluminense jogará seis vezes em casa e duas fora de casa em oito jogos seguidos no primeiro turno (2 erros); já o Flamengo não foi beneficiado no primeiro turno. Total de 4 erros.

Problema com os cariocas

Com quatro clubes do Rio de Janeiro na Série A, a CBF ainda não encontrou solução para evitar três ou quatro jogos seguidos destes clubes na cidade.

O Fluminense jogará quatro vezes seguidas no Rio no primeiro turno (2 erros); Vasco jogou três partidas seguidas no Rio (1 erro); Botafogo jogou três seguidas no Rio (1 erro); Flamengo jogou três seguidas no Rio (1 erro). Total de 5 erros.

Situação semelhante com os paulistas

Com três clubes da capital São Paulo na disputa, a frequência de três jogos seguidos na cidade é menor. O São Paulo jogou três vezes seguidas na capital (1 erro); o Palmeiras jogou três vezes seguidas na capital (1 erro); o Palmeiras repetirá outros três jogos seguidos no primeiro turno (1 erro); o Corinthians não foi beneficiado neste critério. Total de 3 erros.

Jogos seguidos fora de casa

No returno, três clubes cariocas fazem três jogos seguidos fora de casa, resultando em prejuízo para os seguintes candidatos: Vasco (1 erro), Fluminense (1 erro) e Flamengo (1 erro). Total de 3 erros.

Virada de turno

Na 18.ª rodada, penúltima do primeiro turno, todos os clubes deveriam ter jogado nove vezes em casa e outras nove fora de casa. Oito clubes, entretanto, terão desequilíbrio diante do cenário ideal.

Internacional (dez em casa e oito em casa), 1 erro; Grêmio (oito em casa e dez fora), 1 erro; Corinthians (dez em casa e oito fora), 1 erro; Palmeiras (oito em casa e dez fora), 1 erro; Vasco (dez em casa e oito fora), 1 erro; Flamengo (oito em casa e dez fora), 1 erro; CSA (dez em casa e oito fora), 1 erro; Bahia (oito em casa e dez fora), 1 erro. Total de 8 erros.

Clássicos

Nos 15 clássicos envolvendo três clubes de São Paulo (Corinthians, São Paulo e Palmeiras) e três do Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense e Botafogo), deveria haver um clássico por rodada, entre as rodadas 3 e 17, sem clássicos nas duas primeiras e duas últimas rodadas. Considerando este critério, a tabela da Série A aponta 18 erros.

Clássicos 2

Nos 45 clássicos em cada turno, considerando os dez melhores clubes, segundo o ranking da CBF, de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, deveria haver três clássicos por rodada, entre as rodadas 3 e 17, sem clássicos nas duas primeiras e duas últimas rodadas. Considerando este critério, a tabela da Série A aponta 44 erros.

Melhorias

Nos demais critérios de interesse técnico, imparcialidade clubística, logística e comercial apontados por Horácio, a tabela da CBF não aponta erros. O especialista ainda assegura uma melhoria na tabela deste ano (85 erros em 22,5% dos 380 jogos) em relação à tabela de 201, que acusou mais de 140 erros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]