• Carregando...
Del Potro pos para fotos oficiais da conquista do US Open no topo do Empire State, em Nova York | Emannuel Dunand / AFP
Del Potro pos para fotos oficiais da conquista do US Open no topo do Empire State, em Nova York| Foto: Emannuel Dunand / AFP

O inédito título do US Open, conquistado na noite da última segunda-feira, em Nova York, fez o tenista argentino Juan Martin Del Potro subir no ranking mundial. Na lista divulgada nesta terça, ele ganhou uma posição, ultrapassando o norte-americano Andy Roddick e assumindo a quinta colocação.

Perto de completar de 21 anos - faz aniversário no dia 23 de setembro -, Del Potro surpreendeu o mundo ao derrotar o suíço Roger Federer na final do US Open. Com uma atuação fantástica, ele ganhou por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 7/6 (7/5), 4/6, 7/6 (7/4) e 6/2, e escreveu seu nome na história.

Repercussão

Depois de disputar e ganhar a sua primeira final de um torneio do Grand Slam, Del Potro voltou a ocupar o melhor ranking de sua carreira - chegou ao quinto lugar em abril. Até então, ele tinha conquistado seis títulos, mas nenhum de grande expressão. Além disso, somava seis derrotas em jogos com Federer.

"No início da partida, eu estava muito nervoso. Não consegui dormir na noite anterior. E nem consegui tomar o café da manhã", contou Del Potro, admitindo parte das dificuldades que teve diante de Federer, o maior campeão da história do tênis, que tem o recorde de 15 títulos do Grand Slam no currículo.

Segundo Del Potro, seu pior momento no jogo de segunda-feira, na quadra central do US Open, lotada com 24 mil pessoas, foi no final do terceiro set, quando Federer fez 2 a 1. "Ali, pensei: estou na final, jogando com Roger, que é o melhor da história, e não tenho nada a perder", revelou o argentino.

Além de subir no ranking e faturar um prêmio de US$ 1,85 milhão, Del Potro ainda teve outra conquista com o título do US Open. Ele já está classificado para a Final Mundial do Tênis, antiga Masters Cup, que reunirá os oito melhores tenistas da temporada, a partir do dia 22 de novembro, em Londres.

Antes de Del Potro, outros quatro tenistas já estavam classificados para a Final Mundial do Tênis: o suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal, o escocês Andy Murray e o sérvio Novak Djokovic, justamente os quatro melhores do ranking. Assim, ainda restam mais três vagas em disputa no circuito.

Mesmo não conseguindo ser campeão do US Open pela sexta vez seguida, Federer manteve a folgada liderança no ranking. Já Nadal, ao chegar às semifinais em Nova York, ultrapassou Murray e recuperou o posto de número 2 do mundo. Em outra mudança entre os 10 melhores, o espanhol Fernando Verdasco superou o francês Gilles Simon e ocupa agora o 9º lugar.

Entre os tenistas brasileiros, Marcos Daniel foi eliminado na estreia do US Open, mas subiu uma posição e passou a ocupar o melhor ranking da carreira, em 56º lugar. E Thomaz Bellucci, que foi até a segunda rodada em Nova York, ganhou mais quatro postos e passou a ser o número 65 do mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]