• Carregando...
Gabriel Jesus comemora um dos gols do Brasil no título da Copa América 2019 sobre o Peru
Gabriel Jesus comemora um dos gols do Brasil no título da Copa América 2019 sobre o Peru| Foto: Jorge Rodrigues/Estadão Conteúdo

Depois de 12 anos, o Brasil é campeão da Copa América. Em casa, no Maracanã lotado, a seleção canarinha derrotou o surpreendente Peru por 3 a 1 e conquistou o torneio de seleções mais antigo do mundo pela nona vez.

Os atacante Éverton Cebolinha e Gabriel Jesus marcaram para a seleção no primeiro tempo, enquanto Guerrero fez de pênalti para os andinos. No segundo tempo, em nova penalidade (confirmada pelo VAR), Richarlison fechou o marcador.

>> Mauro Cezar Pereira: Brasil sofre mais do que era preciso, mas ganha Copa América

>> Carneiro Neto: Brasil mereceu ganhar a Copa América, mas não é time pronto

O jogo, porém, em nada lembrou a goleada por 5 a 0 na fase de grupos. O time de Ricardo Gareca equilibrou as ações e chegou a pressionar pelo empate na etapa final.

De qualquer forma, a vitória alivia a pressão nos ombros do técnico Tite. O comandante chegou à competição com a “obrigação” da conquista, além de não contar com Neymar, seu principal jogador, lesionado durante um amistoso de preparação.

O jogo

Amuleto da seleção, Éverton Cebolinha colocou o time de Tite em vantagem logo aos 14 minutos. O Brasil não jogava bem, mas o gol tranquilizou a equipe, que passou a mandar na partida.

Aos 40 minutos, o árbitro Roberto Robar apontou mão na bola do zagueiro Thiago Silva. Ele checou com o VAR e confirmou a irregularidade dentro da área. Guerrero não desperdiçou e igualou o placar.

Quando a torcida já estava apreensiva pelo empate, a seleção voltou marcar. Usando a velocidade, chegou na área rival com Artur, que encontrou Gabriel Jesus livre para tocar na saída do goleiro Gallese.

A sequência de conquistas do time canarinho no Maracanã não seria encerrada no segundo tempo. Após a reinauguração do estádio, o Brasil venceu a Copa das Confederações, em 2013, e o inédito ouro olímpico, em 2016.

Porém, não foi fácil. Aos 25 minutos, Gabriel Jesus foi expulso após se desentender com um rival. Ele já tinha amarelo e deixou a seleção com um homem a menos em campo.

Nesse momento, a equipe brasileira já mostrava dificuldade, sendo pressionada pelos peruanos. O sentimento de apreensão permaneceu até o fim. Ele só terminou quando Richarlison marcou de pênalti duvidoso (confirmado no VAR). E, três anos depois, a seleção voltou a comemorar no Maraca. O campeão voltou!


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]