• Carregando...
Veja o caos na formação tática de René Simões diante do Cruzeiro |
Veja o caos na formação tática de René Simões diante do Cruzeiro| Foto:

Três zagueiros – na sobra o vo­­lante Jaílton –, dois alas – na es­­querda o meia Carlinhos Paraíba –, dois volantes, Marcelinho Paraíba na armação e dois atacantes de movimentação. Essa foi a formação escolhida pelo agora ex-técnico do Coritiba René Simões para enfrentar o Cruzeiro.

Apesar das improvisações, parecia dar certo nos 20 primeiros minutos. Era nítido que o Coxa sentia falta de um ponto de referência na área, mas dominava a partida. Até o pênalti infantil cometido por Jaílton. Começava a aparecer o erro de improvisá-lo, em detrimento do zagueiro de ofício Démerson.

Ao sofrer o gol, o time se desfigurou. Era zagueiro tentando jogada de ponta, volantes perdidos, ala fazendo a cobertura, atacante recuando para buscar a bola... René já não tinha mais controle sobre a equipe.

A falta de um centroavante ele tentou resolver com a entrada de Bruno Batata no lugar de Thiago Gentil. O atacante não estava mal, mas voltava muito (1) e não dava a presença ofensiva desejada. Porém o substituto decepcionou.

Os zagueiros Cleiton, pela direita, e Jéci, pela esquerda, abandonaram algumas vezes a posição para tentar jogadas ofensivas (2). No contra-ataque que originou o segundo gol mineiro, nenhum deles estava na defesa. O ala-direito Márcio Gabriel, que fazia a cobertura (3), foi quem deu condições ao atacante adversário – e quem inocentemente parou pedindo impedimento.

Para completar, os jogadores car­­regavam demais a bola. Mar­­celinho, por exemplo, ainda fa­­ria um golaço, mas antes cansou de desperdiçar jogadas. Quando Jaílton quis levar pelo meio, se atrapalhou, perdeu e iniciou o contra-golpe do terceiro gol (4). Um caos. Para arrumar, só começando de novo.

* * * * *

Gênio: Silas (foto 1)

"É um time muito duro de ser batido e bem armado." A definição sobre o Avaí é do técnico santista Vanderlei Luxemburgo após o 2 a 2 de sábado na Vila Belmiro – jogo no qual o Leão da Ressacada reagiu após levar dois dois gols. São seis vitórias e dois empates da equipe de Silas nas últimas rodadas.

Professor Pardal: René Simões (foto 2)

O técnico foi infeliz na improvisação do volante Jaílton como zagueiro e irritou de vez a torcida coxa-branca ao tirar o meia Carlinhos Paraíba – escalado na ala esquerda –, um dos menos piores contra o Cruzeiro. Durante o jogo, viu o esquema planejado se transformar em uma bagunça.

Operário-padrão: Nei (foto 3)

Quando não tinha outras opções, restou ao técnico interino Riva Carli escalar o lateral-direito como zagueiro contra o Flu­­mi­­nense. Antônio Lopes repetiu a dose nos duelos com Cruzeiro e Botafogo. Nos três jogos, com a ajuda do polivalente Nei, firme e bem posi­­cionado, o Atlético não tomou gol.

Peladeiro: Jaílton (à dir. foto 4)

Essa improvisação não deu certo. Atuando como zagueiro, o volante foi decisivo na derrota do Coritiba para o Cruzeiro. Quando o Coxa era melhor, cometeu um pênalti in­­fantil e possibilitou ao adver­­sário abrir o placar. Ainda perderia na intermediária a bola que originou o terceiro gol mineiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]