• Carregando...

Teresópolis – A disputa entre CBF e Real Madrid pelo atacante Robinho pode se transformar num marco na já conturbada relação entre os clubes europeus e as seleções. E o temor na CBF é de que o resultado da briga fortaleça ainda mais os grandes clubes da Europa, que se agrupam numa associação chamada G-14.

Isso acontecerá se o Real Madrid ignorar o que estabelece o Estatuto do Jogador (atletas convocados para competições oficiais, como é a Copa América, devem ser cedidos pelos clubes 14 dias antes da estréia da seleção) e usar o atleta domingo contra o Mallorca, na partida que poderá dar ao clube o título espanhol.

Ontem terminou o prazo legal para Robinho se juntar à seleção na Granja Comary, mas ele treinou no clube espanhol – que pela manhã enviou à Fifa um pedido para que o atacante seja autorizado a jogar contra o Mallorca. No final da tarde, por volta das 17h30, sites de jornais e rádios espanholas cravaram que o Real havia ganho a batalha com a CBF e recebido sinal verde da Fifa para escalar Robinho.

Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, não deu bola para a informação. "Essa notícia não tem credibilidade. Agora são 22h30 na Europa e a Fifa já está fechada faz tempo, desde às 13h no nosso horário. E se alguma decisão nesse sentido tivesse sido tomada a CBF já teria sido informada."

Dez minutos depois, a reportagem entrou em contato com Wagner Ribeiro, o procurador de Robinho. E ele desmentiu a notícia veiculada pelos espanhóis. "O Real fez o pedido para a Fifa pela manhã, mas ainda não recebeu uma resposta. Falei há cinco minutos com o Pedja Mijatovic (diretor-esportivo do clube espanhol) e ele me disse que a situação continua indefinida."

Hoje, ao meio-dia (7h em Brasília) haverá uma reunião entre Mijatovic, Wagner Ribeiro e Franco Baldini (diretor de Futebol do Real) para tratar do assunto.

A Fifa ainda não autorizou Robinho a jogar domingo, mas o presidente da Federação Espanhola, Angel Maria Villar, teria conversado por telefone com Ricardo Teixeira – que está no Paraguai para a reunião de quinta da Conmebol que discutirá o veto da Fifa à realização de jogos internacionais em altitude superior a 2500 metros – e recebido do presidente da CBF a garantia de que permitirá que Robinho se apresente apenas na terça-feira. Villar e Teixeira são companheiros no Comitê Executivo da Fifa. Se isso for verdade, será uma desmoralização para Dunga.

Na tarde de ontem, corria na Granja Comary que a CBF espera que a Fifa tire a condição legal de Robinho jogar domingo, mas sem fazer pressão para isso acontecer. "Cumprimos os prazos e as regras o tempo todo, e agora fizemos nossa parte ao entregar o caso à Fifa. Mas não vamos ficar batendo na porta deles para implorar que o Real Madrid seja punido", disse Rodrigo Paiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]