• Carregando...
Cielo comemora o melhor tempo do ano nos 50 metros conquistado na final do Sul-Americano em Belém | Reuters
Cielo comemora o melhor tempo do ano nos 50 metros conquistado na final do Sul-Americano em Belém| Foto: Reuters

Cesar Cielo começou em grande forma o Campeonato Sul-Americano de Natação, nesta quarta-feira, em Belém (Pará). O brasileiro venceu a final dos 50 metros borboleta, prova não olímpica, com o melhor tempo do ano: 23s26. Até então, o mais rápido havia sido o australiano Matt Targett, com 23s51.

Outro brasileiro ficou com o segundo lugar na final dos 50m borboleta em Belém: Glauber Henrique Silva, que marcou 23s64, a terceira melhor da temporada em todo o mundo. Ele, que havia feito o recorde do campeonato nas eliminatórias, pela manhã, perdeu o posto para Cielo. Todas as 10 provas da noite tiveram recordes do Sul-Americano batidos.

Já Thiago Pereira decepcionou na primeira prova que nadou na competição. O nadador do Corinthians ficou só com a prata na final dos 200 metros costas, com 2min00s35. O ouro foi para o colombiano Omar Garcia (1min59s67). Leonardo de Deus, com 2min00s93 levou o bronze. Ambos os brasileiros têm índice olímpico.

O único atleta do Brasil a nadar abaixo do índice olímpico nesta quarta-feira à noite foi Felipe França, nos 100m peito. Campeão da prova, ele fez 1min00s76, mas já tinha uma marca melhor: 1m00s01, conquistado no Mundial de Xangai, em julho passado. Dono da segunda vaga olímpica do Brasil na prova, João Gomes Júnior nadou a final do Sul-Americano em 1min02s11 e ficou com o bronze.

Na prova dos 400m livre, o ouro ficou com a venezuelana Andreina Pinto, seguida pela brasileira Manuella Lyrio, que nadou a distância em 4min12s14, bastante acima do índice olímpico de 4min08s75. Joanna Maranhão foi só a quarta colocada.

Mesmo com dores no ombro, Maranhão voltou à piscina pouco depois para vencer os 200 metros medley, com o tempo de 2min16s76, mais de três segundos acima do índice olímpico. Menos de 10 minutos depois, ela faria a sua terceira prova na noite, ajudando o Brasil a vencer o revezamento 4x200 medley. A equipe, porém, não conseguiu baixar o tempo dos Jogos Pan-Americanos e segue fora do ranking das 12 melhores do mundo, fora da Olimpíada.

O venezuelano Cristian Quintero venceu os 200m livre, com o brasileiro Andre Schultz em terceiro. Já nos 100m borboleta a vitória foi de Daynara de Paula, brasileira garantida em Londres nesta prova. Nos 50m peito, a vitória ficou com a brasileira Ana Carla Carvalho, com o tempo de 31s89. Nos 800m livre, deu medalha para a Argentina, com Juan Martin Pereira. Os brasileiros Lucas Kanieski e Luiz Arapiraca faturaram, respectivamente, prata e bronze.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]