• Carregando...

Não foi surpresa. O ministro do esporte do governo Lula disse nas últimas ho­­ras que lamenta que o po­­der público de São Paulo, governo do estado e prefeitura municipal, não tenha ainda decidido colocar dinheiro nas obras do estádio que vai sediar a Copa em São Paulo.

O Morumbi, disse o ministro, foi vetado por razões políticas. Não explicitou que razões são essas. E também não se movimentou para eliminar divergências políticas pa­­ra logo definir o estádio para o Mun­­dial. Para Or­­lando Silva é mais fácil condenar o governador dos paulistas e o prefeito dos paulistanos por terem decidido não co­­locar dinheiro público em evento da bilionária Fifa em 2014.

Disse na abertura que não se trata de surpresa. E estou certo do que penso. O país está vivendo uma onda lastimável de atos de corrupção. Claramente aos olhos da nação. Ninguém no governo fez alguma coisa para condenar tamanha imoralidade. Tudo continua acontecendo sob a complacência do governo da União.

Os paulistas administram os interesses do povo de maneira diferente. De forma reiterada, o governador e o prefeito dizem que di­­nheiro público não será usado pa­­ra a Copa, nem mesmo para privi­­le­­giar São Paulo e satisfazer o ego dos governantes com a abertura do grande evento.

O desprezo do ministro do es­­porte pelo dinheiro público é uma demonstração de que o que importa para o governo não é o mais im­­portante para o país. Vale a vaidade dos "narcisistas" que ocupam car­­gos governamentais sem avaliar o que é bom e necessário para a população do país.

Em Curitiba coube ao poder público dar a solução para a conclusão do Joaquim Amé­­rico. Po­­ten­­cial construtivo é título pú­­bli­­co. Isenção de impostos estaduais é a renúncia de dinheiro que po­­deria ser usado para obras de interesse geral. Esses assuntos ainda poderão ser objeto de ações judiciais segundo o advogado Ivan Gu­­bert. Opi­­nião semelhante ouvi re­­cen­­temente do advogado especializado em direito administrativo Ro­­meu Bacellar, autoridade na­­cional na advocacia administrativista.

É merecido dizer que o Atlético não sugeriu na­­da aos governantes da capital e do estado do Paraná. Aceitou a ofer­­ta, mesmo correndo riscos de uma decisão judicial.

Post scriptum

Uma senhora de 72 anos, pensionista do governo do Paraná, escreve ao colunista dizendo que espera há mais de uma década pelo pagamento de precatórios. O precatório é um título público depois do trânsito em julgado de ação judicial para reclamar pagamentos de di­­reito líquido e certo em conse­quência de relação funcional. No caso, precatório de natureza ali­­men­tar. Nem assim o governo honra os compromissos. Mes­­mo assim, abre mão do ICMS [para a Copa]. Aquela senhora não existe pa­­ra a administração pública. Triste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]