• Carregando...

De alguma maneira teremos de superar os traumas causados pela violência das torcidas nos estádios, das decisões que mudaram a história do Campeonato Brasileiro no tapetão, do atraso nas obras das arenas e dos seus entornos, do vexame do Galo mineiro no Marrocos, das mazelas dos incorrigíveis cartolas brasileiros e levantar um olhar para a Copa do Mundo que vem aí.

O Bayern confirmou o favoritismo e venceu o Mundial de clubes, reforçando a minha convicção de que a Alemanha é uma das candidatas mais fortes ao título da Copa em nosso país. Aliás, os alemães vêm fazendo a coisa certa há muito tempo e aqui vai uma historinha pra lá de dignificante: há alguns anos o Borussia estava em dificuldades financeiras e seria rebaixado para a Série B se não conseguisse saldar seus débitos até o final do exercício, como determina a Liga Alemã. Sabendo do problema do maior rival, a diretoria do Bayern ofereceu um empréstimo, que foi aceito pelo time de Dortmund, o qual levou dois anos e meio para pagar.

Com sabedoria e senso comercial, os dirigentes do clube de Munique evitaram a queda do Borussia, detentor dos maiores públicos nos estádios, assegurando o sucesso financeiro do campeonato – cada vez maior –, grandes contratos com a televisão, patrocinadores, etc. Aqui o fanatismo e a ignorância impedem que um clube alugue o seu estádio para o principal adversário. Quanto atraso!

Os outros favoritos são, a meu ver, Argentina e Espanha, aparecendo com chances menores Itália e Holanda. O Brasil é um caso à parte, pois além de jogar em casa, com o calor da torcida, conta com o peso da tradição como maior vencedor de Copas. Possui também bons jogadores como Thiago Silva, Daniel Alves, Marcelo, Paulinho, Oscar e Neymar. Mas falta Felipão ajustar o time titular, com carência de avantes goleadores e fechar o grupo.

A última chance será no amistoso de março, na África do Sul, antes da convocação definitiva. Ronaldinho Gaúcho queimou o filme, tanto quanto Réver, Jô e Tardelli; Hernanes, Lucas, Robinho e Lucas Leiva não convencem; Maicon, Dedé, Ramires, Hulk, David Luiz, Dante, Bernard e Luiz Gustavo devem confirmar, enquanto Fred virou tremenda incógnita. Torço para Kaká recuperar-se por inteiro e os goleiros devem mesmo ser Júlio César, Diego Cavalieri e Jefferson.

O sorteio foi favorável aos argentinos, que só não chegarão à final por grave acidente de percurso, enquanto os brasileiros terão a mais difícil trajetória de todas as Copas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]