• Carregando...

Foi mais rápido do que nas vezes anteriores. Em me­­nos de um ano o Cori­­tiba purgou os seus pecados e prepara a grande festa do retorno à Primeira Divisão ao lado da torcida.

Em 1989, quando foi rebaixado por ato administrativo da CBF – aquele episódio de o Coxa não ter ido jogar com o Santos em Juiz de Fora –, a equipe passou seis anos lutando para voltar. Não foi fácil suportar a carga de tantos prejuízos e isso acabou custando o fim da vitoriosa era do presidente Evangelino Neves no Alto da Glória.

Agora, na partida com o Fi­­gueirense, a torcida coxa-branca prepara a festa para comemorar a classificação antecipada e a possibilidade de voltar a conquistar o título da categoria. Po­­rém, mesmo nesse momento de alívio e alegria pelo sucesso do time em sua trajetória no campeonato, é importante extrair li­­ções das duas quedas técnicas em tão curto espaço de tempo.

Alguma coisa precisa ser feita para evitar novo descuido no fu­­turo. Afinal, a esperança do torcedor é bem maior do que se po­­de imaginar olhando apenas no caleidoscópio da epopeia que se aproxima do final.

A trajetória do Coritiba nessa temporada nos mostra, claramente, que é da derrota, da hu­­milhação e da provação que se resgata a grandeza de uma instituição pujante. Fosse fraco e com pouca capacidade de mobilização, o clube teria afundado ainda mais diante da dura sentença imposta pelo STJD.

Todo coxa-branca deve ter orgulho do trabalho realizado, mas dirigentes e profissionais não podem perder de vista que o verdadeiro desafio está apenas começando: manter a bandeira alviverde hasteada por longo tempo no ponto mais elevado do mastro da vitória.

Marmelada

Lamentavelmente, o disputadíssimo Campeonato Brasileiro corre o sério risco de reviver o triste episódio do ano passado com cheiro de marmelada no ar.

Como a ética continua rala no conceito do futebol brasileiro, o Corinthians acabou jogando mal [em 29/11/09] e facilitou as coisas para o Flamengo tornar-se campeão. O prejudicado com o resultado daquele jogo em Campinas foi o São Paulo, arquirrival dos corintianos. Agora, a comunidade de torcedores do São Paulo lançou no Orkut a campanha "Entrega para o Flu", pedindo que o time não se esforce contra os cariocas. E a torcida do Pal­­meiras segue na mesma linha já que ele também será adversário do Fluminense na reta final.

Para que isso se torne realidade e o Corinthians sofra as consequências do próprio veneno, basta que os principais jogadores do São Paulo forcem os cartões amarelos contra o Vasco para des­­falcar o time na partida se­­guin­­te frente ao Fluminense.

O Palmeiras deve jogar com o time misto porque voltou as suas atenções para a decisão da Sul-Americana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]