• Carregando...

Quando os times com as maiores torcidas e com a parte do leão na fatia do faturamento da verba oferecida pela televisão investem em jogadores veteranos é sinal evidente de que a crise está braba.

Crise braba, pela escassez de novos jogadores, cuja maioria se revela tecnicamente limitada, e pelo sombrio cenário econômico prenunciando mais um ano de vacas magras.

Kazim no Corinthians e Conca no Flamengo não devem ter emocionado os torcedores, tanto quanto o investimento feito pelo Palmeiras no polêmico Felipe Melo.

A propósito de Felipe Melo, sua contratação pelo atual campeão representa, ao meu sentir, o retrato pronto e acabado do mercado pobre em que se transformou o futebol brasileiro.

O pisão que Felipe Melo deu no craque Robben no jogo decisivo contra a Holanda na Copa da África do Sul, em 2010, ainda está gravado na retina do torcedor.

Pisou e ainda gritou com o rival no chão numa fúria incontrolável antes de ser expulso e o Brasil, eliminado.

Trata-se de jogador com recursos técnicos, raçudo em campo, mas é destemperado.

O time de porte técnico mediano, artesanalmente construído por Cuca, superou-se em todos os sentidos e fez por merecer o título de campeão na temporada passada. Porém, além da ausência de Cuca, que resolveu tirar um ano sabático em Curitiba, a entrada de Felipe Melo no meio de campo que conta com os esforçados e promissores Tchê Tchê e Moisés constitui-se em aposta de risco.

Conca, ao contrário, desde que se recupere fisicamente pode ajudar o Flamengo, mesmo atuando na mesma posição de Diego, o novo destaque da equipe.

Kazim, sim, dificilmente resolverá o problema dos poucos gols no Corinthians.

Jogador caro, dispersivo e que em sua passagem pelo Coritiba só deixou para o torcedor a recordação do gol marcado no clássico Atletiba.

As opções andam tão escassas que o Atlético remove montanhas para continuar contando com o experiente zagueiro Thiago Heleno em suas fileiras e o Coritiba apresentou o meia Tiago Real como reforço. Claro que existem diferenças transcendentais entre os xarás: Thiago Heleno encontra-se no auge da forma e conseguiu dar personalidade à zaga atleticana; Tiago Real é revelação daqui e começou no Coxa, rodou por aí e volta sem causar empolgação na torcida.

Mas, como diz aquele “chef” de cozinha dos restaurantes mais simples: “É o que temos para hoje”.

Sendo assim, o respeitável público que vá se acostumando com a singeleza dos times e mantendo a esperança de que surjam algumas novidades nas categorias de base.

Com os reduzidos recursos financeiros dos clubes de primeira linha os jogadores veteranos ficaram supervalorizados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]