• Carregando...

Quando o Real Madrid investiu verdadeiras fortunas para contar em seu elenco estelar com Cristiano Ronaldo e Bale, depois da experiência com os galácticos Zidane, Beckham, Ronaldo, Kaká e tantos outros; ou quando o Barcelona gastou milhões para ver desfilando craques do calibre de Cruyff, Maradona, Romário, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Eto´o, até chegar ao irresistível Messi tendo Neymar como companheiro, certamente os cartolas dos outros clubes ficaram morrendo de inveja.

Mas aplicar dinheiro bom em mercadoria que dá retorno certo é regra antiga do mercado. O problema é quando se aplica dinheiro bom para mercadoria de qualidade duvidosa e que não apresenta resultado a curto prazo. É esse o drama do futebol brasileiro nos últimos anos, com os principais clubes queimando dinheiro em cima de jogadores que frustram as expectativas, tanto dos investidores quanto dos torcedores. O Santos está desafiado a fugir do prejuízo com Leandro Damião, da mesma forma que o Corinthians tentou se livrar de Alexandre Pato e o São Paulo, que ainda não se recuperou da baixa produção de Ganso, está arriscando no irregular Alan Kardec.

Esta é uma das tantas diferenças entre a gestão dos grandes clubes europeus com os brasileiros: possuir recursos e saber promover transações bem-sucedidas.

Atrás de soluções

Nem bem começou o principal campeonato do país e a dupla Atletiba corre atrás de soluções para tentar sanar as mais salientes deficiências dos seus times: falta de atacantes conclusivos no Coritiba e ausência de meias armadores de categoria no Atlético.

A dificuldade com meias de ligação vem desde a saída de Everton e a intempestiva dispensa de Paulo Baier, já que nenhuma contratação realizada para o setor de armação nesta temporada apresentou resultado satisfatório. E a maioria dos jogadores selecionados pelo tal setor de inteligência do futebol atleticano foi afastada do elenco por ineficiência técnica.

Isso explica o baixo rendimento do artilheiro Éderson, que necessita ser abastecido para receber bolas à feição para voltar a marcar gols. Simplesmente trocar Éderson pela promessa Mosquito não significará a solução do problema.

"Meu reino por um cavalo", teria sido dito pelo rei Ricardo III, da Inglaterra, ao ver-se batido no solo tentando fugir com vida do campo de batalha que significou o último capítulo da famosa Guerra das Rosas. Ele não conseguiu sobreviver e acabou virando peça de teatro com a sua frase celebrizada por Sheakespeare. Mal comparando, o plebeu Celso Roth anda clamando pelos corredores do Alto da Glória: "Meu reino por um atacante goleador".

Jajá e Zé Love terão a responsabilidade de atender às súplicas alviverdes na partida desta noite, em Poços de Caldas, pela Copa do Brasil.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]