• Carregando...

Paul, o nostradâmico polvo, acertou todos os palpites da Copa e não falhou ao apontar os espanhóis como futuros campeões.

Oráculos à parte, a bandeira da Espanha está – hasteada no mastro do futebol mundial. E com méritos, apesar de o time insistir em trabalhar a bola e pecar nas finalizações. Os méritos residem na proposta do técnico Vicente del Bosque de manter a equipe em elevado padrão técnico, valorizando a posse de bola e procurando o gol.

A Holanda, ao contrário, foi uma equipe muito agressiva, tanto que quase todos os seus jogadores receberam cartões e que só jogou nos contra-ataques. Aí entrou em cena o excelente goleiro Casillas com intervenções portentosas.

O árbitro inglês deu muita conversa aos jogadores e, se em vez de mostrar uma coleção de cartões amarelos tivesse expulsado alguém da Holanda logo na primeira entrada desleal, talvez tivesse salvado a qualidade técnica da final.

O gol do título surgiu quase no encerramento da prorrogação e através de Iniesta que, ao lado de Xavi, formou a dupla cerebral do novo campeão do mundo. Foi o triunfo da técnica refinada sobre o aguerrimento.

Frustração

Para o torcedor brasileiro ficou uma pontinha de frustração ao ver, novamente, a seleção fracassar por equívocos do comando-técnico e falhas individuais de jogadores considerados importantes.

O Brasil fracassou na final com a França, em 1998, na indecisão de Zagallo entre escalar Ronaldo, que havia passado mal na concentração, e o substituto Edmundo que estava pronto para entrar em campo; voltou a cair diante da França, em 2006, na arrumada de meia do lateral Roberto Carlos com o time demonstrando falta de estrutura emocional e garra para reagir, pelo menos em busca do empate.

Lamentavelmente, assistimos à repetição agora, na Áfri­­ca do Sul, com o desmoronamento de todos, após a falha clamorosa do goleiro Júlio César no lance que originou gol de empate da Holanda.

Faltou, novamente, equilíbrio para correr atrás de melhor resultado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]