• Carregando...
 | Adam Hunger/ Reuters
| Foto: Adam Hunger/ Reuters

Vilson Ribeiro de Andrade resolveu bater de frente com a Federação Paranaense de Futebol (FPF). O presidente do Coritiba está em campanha para que o Estadual encolha. Quer menos times e, por consequência, menos datas, abrindo espaço para as disputas nacionais e internacionais.

Inchado

Para Vilson, o Paranaense "tem de ter no máximo dez times e 17 ou 18 datas". Atualmente 12 clubes disputam a Série A local, com o campeonato se estendo por 24 datas, uma a mais do que o restante dos principais regionais. A declaração do mandatário alviverde foi data na quinta-feira ao canal pago FOX Sports.

Ganha pão

Inicialmente são dois os problemas para se mexer no Paranaense. Um deles é que a diminuição afeta o já combalido caixa da FPF – a entidade fica com 10% da renda de todos os jogos do campeonato. Além disso, pelo Estatuto do Torcedor, qualquer mudança na fórmula e regulamento só poderá ser feita em 2015.

Brasil e Holanda

Apesar de terem se conhecido pessoalmente apenas na última quinta-feira, quando Botafogo e Coritiba se enfrentaram no Maracanã, os meias Alex e Seedorf têm conversado com frequência por telefone.

Mudanças já

Os dois estão empenhados em liderar algumas mudanças no futebol brasileiro, como a falta de público nos estádios e o calendário inchado por causa da disputa dos estaduais.

Planilhas abertas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), enfim, recebeu as planilhas com o orçamento detalhado da Arena da Baixada. O valor já é o atualizado, de R$ 265 milhões (na prática, pouco mais de R$ 262 milhões, com isenções de impostos), e a sua análise produzirá resultados a serem divulgados no próximo relatório do órgão, entre o fim de setembro e o início de outubro.

Dinheiro liberado

A entrega do novo orçamento, feita logo após a recente visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, a Curitiba (em 19 de agosto), eliminou o entrave à liberação de recursos do BNDES à obra. O poder de embargo foi repassado ao TCE-PR pelo Tribunal de Contas da União. Agora, o Atlético precisa atingir o porcentual necessário para receber a próxima parcela do financiamento.

Trocado

O Atlético encontrou uma maneira de ganhar dinheiro com a reforma da Arena para a Copa. Na semana passada foi instalado no terreno do estádio, em frente à Praça Afonso Botelho, um imenso painel de publicidade da construtora Rossi.

Centenários

Dois clubes-embriões do Paraná, Água Verde e Britânia, completam 100 anos em 2014. O Britânia é de 19 de novembro de 1914. O Água Verde, de 17 de dezembro. Por ora, não há nenhuma festa programada, "embora muitos torcedores estejam cobrando", avisa Luiz Carlos Casagrande, o Casinha, um dos vice-presidentes do Tricolor.

"A gente não para de correr, de lutar, todo mundo ajuda e isso está sendo recompensado. Isso é a mão do Dado [Cavalcanti, técnico], temos de dar os méritos para ele. Logo vai estar em um grande time do país."

Anderson, zagueiro do Paraná, elogiando o chefe com um ato falho.

Para ver Nadal...

Visitante ilustre: Um louva-a-deus (foto) deu o ar da graça no US Open 2013. O pequeno inseto aterrissou na Arthur Ashe Stadium, quadra central do complexo Flushing Meadows, durante a vitória de Rafael Nadal sobre o compatriota Tommy Robredo por 3 a 0 (6/0, 6/2 e 6/2), pelas quartas de final do torneio norte-americano.

Colaboraram: Alexandre Senechal, Ana Luzia Mikos, Gustavo Ribeiro e Leonardo Mendes Júnior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]