i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Leonardo Mendes Jr.

Barcelona eterno

  • Porleonardoj@gazetadopovo.com.br
  • 11/03/2013 21:02

Hoje será um dos dias mais importantes do futebol neste século. A vaga que estará em jogo no Camp Nou, entre Barcelona e Milan, é secundária diante do peso histórico que o confronto pode adquirir. A vantagem milanista de 2 a 0 é difícil de ser tirada até mesmo por um time que acostumou-se a transformar o impossível em trivial, como é o Barça. E é exatamente aí que está a importância desta partida.

O Barcelona da atual temporada, claramente, não é o mesmo dos anos anteriores. Há muitas especulações que podem ser – e são – feitas a respeito. O time cansou de ganhar, tornou-se previsível, as gerações da cantera que deveriam estar tomando espaço não são tão talentosas quanto as anteriores, a perda de Guardiola ainda não foi assimilada, o afastamento repentino de Tito Villanova baqueou o grupo etc.

O fato concreto é que existe uma queda de rendimento. A troca de comando tem seu peso. Menos a de Guardiola, programada com antecedência; mais a de Villanova, inesperada e traumática. Messi, Xavi e Iniesta foram pinçados de diferentes gerações da cantera. Injusto exigir que de uma tacada só saiam jogadores do mesmo nível.

Tão injusto quanto acreditar que esse Barcelona já chegou ao seu limite, junto com seu estilo de jogo. Xavi está de volta. Messi, Iniesta, Fàbregas, Daniel Alves e os demais atletas seguem capazes de exibições fantásticas jogando exatamente como têm jogado: trocando passes pacientemente, até abrir a defesa adversária.

Seja qual for o resultado de hoje, esse legado permanecerá intocado. O Barcelona já disseminou pela mente de torcedores, jogadores e muitos treinadores no mundo inteiro o gosto pelo futebol bem jogado, com a bola sempre rente à grama, passando de um pé para outro, até acabar naturalmente no gol adversário. Um futebol que não guarda posição, não dá chutão, não recorre ao carrinho diante de qualquer dificuldade. O Barcelona faz bem ao futebol há anos, como também será saudável ao mundo ver outras formas de vencer. Maléfico mesmo, só se inventarem de sepultar o Barcelona caso o classificado de hoje seja o Milan.

Frescor

O empate contra o Operário não abala o favoritismo do Coritiba. Ainda é o time a ser batido no segundo turno, o qual tem grande chance de vencer e, assim, dispensar a necessidade de uma final. Mas a patinada do fim de semana abre uma perspectiva interessante, de termos Paraná, Londrina e até mesmo o Atlético na disputa pelo returno. As duas próximas rodadas darão a cara definitiva desta etapa do campeonato. Dos confrontos diretos entre esses quatro times é que deve sair o campeão do segundo turno.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.