• Carregando...

O treinador do São Paulo, Ricardo Gomes, pediu privilégios aos times que disputam a Libertadores. A base de sua reclamação foi a marcação do jogo contra o Ituano pelo Campeonato Paulista apenas 64 horas após a estréia na competição continental. Estamos apenas no começo da temporada e os técnicos nunca "choraram" tanto.

Há jogadores indo para o DM com dores musculares e contusões que não costumam acontecer com ta­­manha frequência. Estamos en­­frentando uma onda de calor jamais vista e no RS já houve movimento do sindicato dos atletas contra as partidas às 11 horas da ma­­nhã.

Infelizmente o calendário de 2010 não poderá ser mudado. Nem o de 2011 e muito menos o de 2012. Estaduais, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão, Sul-Americana e o Mundial de Clubes, quando ganhamos a Libertadores. Assim é e assim será nos próximos anos. Soluções? Só acabando com algumas competições. Há quem defenda o fim dos Estaduais.

Mas, acabar com eles seria o fim das federações. Antigamente os campeonatos dos estados eram mais fortes porque dividiam o ano com o nacional e, melhor ainda, eram classificatórios para o Bra­­si­­leiro. Hoje em dia, times de Se­­gun­­da Divisão estadual disputam a eli­­te do país. Beira o absurdo, mas fórmulas e regulamentos permitem.

Temos estado à margem do processo e muita gente se surpreende quando vê times desconhecidos como o Vilhena ou o Cerâmica pela frente. O Campeonato Brasi­­leiro da Série A está restrito a nove estados em um país com 27 federa­­ções. Apenas um terço do Brasil está representado.

Brasileiro menor e mais enxuto. Estaduais com mais datas e mais bem organizados. Tempo para pré-temporada e um espaço maior entre os jogos, como sonha Ricardo Gomes. Fora de cogitação. É melhor planejar os próximos anos com muitos jogos e pouco tempo para descansar...

Couto Pereira

Acumulando prejuízos no campeonato, o Coritiba espera pela volta ao seu estádio para retomar o crescimento financeiro. Pagando para jogar, como todos os demais parti­­ci­­pantes do Campeonato Para­­naense (onde os árbitros faturam mais que qualquer time), o Coriti­­ba amenizará os gastos voltando para casa.

O que aconteceu no dia do rebaixamento aconteceu porque havia falhas na estratégia de segurança, maiores que problemas arquitetônicos no estádio, onde antes foram realizados 18 jogos no mesmo torneio sem qualquer fato semelhante. Não há motivos para interdição tão longa.

Personagem: Washington

Artilheiro do "Casal 20", formado com Assis, o ex-atacante do Atlético Paranaense vive drama pessoal e luta para sobreviver. Falta aos clubes criar programas de preservação de seus ídolos, ajudando-os a enfrentar a aposentadoria com dignidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]