• Carregando...

Johannesburgo – É injustificável uma Copa do Mun­­do ser jogada com uma bola de que a maioria dos goleiros, defensores e atacantes não gostam. Só os que têm contrato de publicidade com o fabricante elogiaram a bola. Seria como se um grande pianista tocasse em um dos grandes teatros do mundo com um piano que ele não gostasse.

Nos treinos em Johannesburgo, o Brasil se preparou para jogar contra a Coreia do Norte. A equipe marcou por pressão, o que raramente faz, e os reservas atuaram com duas linhas bastante recuadas de quatro jogadores, como jogam os coreanos. Hoje, contra a seleção do Zimbábue, o Brasil deve repetir a estratégia.

Se a seleção, em vez de viajar e fazer dois amistosos contra fraquíssimos adversários, repetisse os ótimos e intensos treinos que tem feito, seria melhor tecnicamente, os jogadores ficariam mais descansados e correriam menos riscos de contusões. Mas a rica CBF só pensa em faturar.

Ouço muito aqui em Johan­nesburgo que as seleções de 1994 e a atual são bastante parecidas. Não vejo dessa forma. As seleções se parecem apenas na presença de dois volantes marcadores. Gil­­berto Silva faz a mesma função de Mauro Silva, e Felipe Melo, a mesma de Dunga.

O estilo da seleção de 1994 era mais lento, de mais posse de bola e de mais troca de passes no meio de campo, esperando o momento certo para tentar a jogada decisiva. O estilo do time atual é mais contra-ataques rápidos.

Não havia, em 1994, um meia de ligação como Kaká. Os meias Raí (depois Mazinho), pela direita, e Zinho, pela esquerda, atuavam pelos lados, formando dupla com os laterais. Na seleção brasileira atual, apenas Elano faz dupla com Maicon.

Não foi Dunga quem mudou a forma de jogar da seleção. Foram os técnicos, durante décadas. Com a globalização, o futebol brasileiro incorporou a forma de jogar dos europeus. Querem transformar o futebol em um jogo essencialmente pragmático e programado. Diminuíram muito os dribles e as trocas de passes.

Diminuiu a fantasia, mas o futebol arte não morreu. Quem tem talento joga bonito. É lindo ver um drible desconcertante de Robinho. O contra-ataque, como tem feito o Brasil, iniciando com as arrancadas de Kaká, também é bonito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]