• Carregando...

A cada rodada do Brasi­leirão, surgem novas teses, que derrubam as anteriores. As últimas são de que Conca e Deco não dão certo juntos, e que o Fluminense só vai bem se jogar com três zagueiros.

O futebol é quase sempre analisado somente pelos resultados. Por causa do equilíbrio, as vitórias no Brasileirão estão próximas das derrotas. O Fluminense vai perder várias vezes, com qualquer escalação ou esquema tático. Surpresa seria se o time se mantivesse muito à frente dos concorrentes. Regulares são apenas os que não saem lá de baixo, como o Atlético-MG.

Maurício Fonseca, do jornal O Globo, mostrou em uma reportagem, com opiniões importantes de Mano Menezes, Parreira e do comentarista Júnior, que o futebol brasileiro está mais corrido, e que os jogadores que chegam de fora, mesmo os da Europa, encontram muitas dificuldades. Os atletas estranham também a pesada carga de treinamentos.

Isso já acontece há mais tempo. Com o futebol mais corrido, diminuem os espaços, e aumentam o número de faltas, algumas violentas, e de contusões. Os gramados ruins contribuem mais ainda. O futebol fica mais feio. Dribladores, como Neymar, dominam a bola e são atropelados. Ele sofreu nove faltas contra o Avaí.

Antes, a palavra da moda era "pegada". Os brucutus, por não saberem jogar futebol, confundiam marcação por pressão com trombada. Hoje, a palavra entre os treinadores é "diminui", que, na prática, é a mesma coisa. Os jogadores diminuem tanto os espaços, que a marcação é colada, no corpo.

Os técnicos e os marcadores não têm intenção de usar a violência. Porém o jogo é tão corrido, e a marcação, tão de perto, que é inevitável. Muitos comentaristas dizem que o jogo foi intenso. Qualquer vibrante pelada é um jogaço. É preciso também vender mais pacotes de pay-per-view.

Papo furado

Quanto mais leio e escuto declarações de Ricardo Teixeira, do ministro dos esportes, Orlando Silva, de Lula e dos dirigentes de Corinthians e São Paulo, menos sei a verdade sobre o novo estádio do Corin­­thians, o motivo principal de o Mo­­rumbi ter sido descartado, onde será o jogo de inauguração da Co­­pa, porque a construção do estádio do Corinthians vai ser muito mais barata que a dos estádios públicos, e outras coisas. Nada é transparente. É muito papo furado. Pensam uma coisa e falam outra, de acordo com as conveniências.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]