• Carregando...

No confronto do líder contra quem mais pontuou no segundo turno, melhor para o mais regular durante todo o Brasileirão. O Fluminense recebeu o Grêmio no Engenhão, nesta quinta-feira (28), e venceu por 2 a 0, gols do principal jogador do time na competição: Conca. O meia argentino garantiu três pontos de vantagem para o vice-líder Cruzeiro, pelo menos até sábado, quando a Raposa entra em campo para completar a rodada.

O triunfo leva o Flu, que não vencia há cinco jogos, a 57 pontos, contra 54 do time mineiro e também do Corinthians, que já jogou na rodada. Com a derrota, o Grêmio, com o fim da série de nove partidas sem derrota, praticamente dá adeus ao sonho do título e com 47, em nono, agora luta pelo menos para se classificar à Taça Libertadores.

Na próxima rodada, o Fluminense tem mais um confronto contra gaúchos: encara o Inter na próxima quarta-feira, às 19h30m, em Porto Alegre. No mesmo dia e horário, o Grêmio visita o Goiás.

O jogo

Com muitas lesões e suspensões de jogadores ofensivos, Muricy Ramalho se viu obrigado a escalar somente um atacante: Washington. Renato Gaúcho, por sua vez, escolheu Souza ao invés de Ferdinando e deixou o Grêmio teoricamente mais ofensivo, com três armadores e dois atacantes.

Mas na prática, quem começou pressionando foram os donos da casa. O time carioca marcava forte e jogava nos erros do Grêmio. Aproveitando o fato de ter cinco jogadores no meio de campo, o Flu roubava a bola e liberava os laterais, criando problemas para os gaúchos.

Os momentos iniciais foram eletrizantes e o bom futebol teve que ser interrompido por alguns segundos para o atendimento do... árbitro. Heber Roberto Lopes recebeu uma bolada de Fernando Bob e, sem conseguir respirar direito, parou a partida.

Com o jogo recomeçado, o Fluminense continuou pressionando, mas quase levou um gol aos 17 minutos. Não por competência do Grêmio, diga-se de passagem. Douglas lançou Vilson na área, mas Leandro Euzébio chegou primeiro, tentou afastar com um bico para frente, acertou Gum, e a bola quase entrou no canto direito de Ricardo Berna.

Recuperado do susto, o Flu se levantou e sacudiu a poeira no Engenhão. Ou melhor, o pó de arroz se fez presente no estádio para comemorar a abertura do placar. Aos 19, Mariano tocou para Conca na entrada da área. O argentino girou para cima de Souza e acertou chute no ângulo direito de Victor.

O gol, ao contrário do que se podia imaginar, não incendiou a partida. Os times se acalmaram um pouco por alguns minutos, até que o Grêmio passou a gostar do jogo. E dos 30 até o fim da etapa inicial, perdeu chances com Souza e André Lima, teve quatro escanteios em seguida, mas não conseguiu empatar. Já o Flu só ameaçou em um cruzamento sem ângulo de Washington que encobriu Victor e quase entrou no canto oposto.

Polêmica e novo gol de Conca

Sem alterações na volta do intervalo, mesmo panorama do fim do primeiro tempo. Flu encolhido e Grêmio pressionando. Em uma dessas tentativas já desesperadas de chegar ao ataque, Paulão tentou sair jogando no campo de ataque e deu nos pés de Diguinho. O volante do Flu fez belo lançamento para Julio Cesar entrar na área e bater para fora, quase acertando o cantinho esquerdo, aos nove minutos.

Na jogada seguinte, resposta do Grêmio, agora sim com uma jogada bem trabalhada. Lúcio driblou um marcador e cruzou na medida para André Lima. O desvio de cabeça do atacante, que estava livre e em posição legal, saiu por cima.

O Grêmio poderia ter sorte melhor na partida se Heber Roberto Lopes tivesse marcado pênalti em Jonas aos 19 minutos. O atacante recebeu na área, se antecipou em relação a Leandro Euzébio e viu o zagueiro do Fluminense em ir ao encontro do seu corpo e o jogar no chão.

O lance seguiu, e dali para frente o time do Grêmio ficou muito nervoso com a arbitragem. Recebeu quatro cartões amarelos em cinco minutos, três deles por reclamação.

Melhor para o Fluminense. O time carioca se aproveitou de distração na saída de bola do Grêmio, com Thiaguinho roubando bola de Vilson. O meia tocou para Conca, que achou Washington na área, pelo lado esquerdo. O atacante bateu cruzado, e o argentino apareceu na segunda trave para empurrar para o gol, com Victor já batido.

Na comemoração com o gol que garantiu a vitória, aplausos do argentino para Washington, que vive jejum de gols. Ele deu passe açucarado para o gol e chegou a ser levantado pelos companheiros. Mas para a torcida tricolor, uma vitória de todos, que receberam o já tradicional grito de "time de guerreiros".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]