• Carregando...
Firmino comemora gol do título contra o Flamengo.
Firmino comemora gol do título contra o Flamengo.| Foto: AFP

Em um jogo de 120 minutos, com direito a intervenção do VAR nos instantes finais do tempo normal, o Liverpool bateu o Flamengo e é o campeão do Mundial de Clubes 2019.

>> Saiba quanto o Flamengo perdeu em dinheiro com a derrota para o Liverpool

Na final, disputada neste sábado (21), no estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar, os ingleses venceram por 1 a 0. O gol, marcado pelo brasileiro Roberto Firmino, saiu apenas aos oito minutos do primeiro tempo da prorrogação.

Esse é o primeiro título mundial da equipe inglesa. Em 1981, perdeu sua primeira chance ao perder para o Flamengo de Zico. Três anos depois, em 1984, derrota para o Independiente, da Argentina. O Liverpool voltou a disputar o Mundial apenas em 2005, quando foi derrotado pelo São Paulo de Rogério Ceni.

Firmino precisou de três oportunidades para enfim marcar seu gol. Logo no início do jogo, com dois minutos, o atacante recebeu lançamento na área e de frente para Diego Alves, mandou para fora. No início do segundo tempo, acertou a trave após driblar Rodrigo Caio dentro da área. Por fim, na terceira vez, na prorrogação, Firmino finalizou sem erros.

O técnico flamenguista, o português Jorge Jesus, falou após a partida e apontou o desgaste dos jogadores, principalmente na prorrogação. Apesar do revés, se mostrou feliz com o trabalho realizado em 2019. "Não há nada a dizer, tenho orgulho de ser treinador destes jogadores, tenho orgulho de poder ter construído essa equipe", desabafou em declaração ao SporTV.

  • Firmino comemora gol do título contra o Flamengo.

Melhores jogadores do Mundial de Clubes 2019

Após a final, a FIFA realizou a entrega dos troféus individuais, tanto as recompensas pela partida, quanto pelo campeonato todo.
Melhor jogador da partida
Mohamed Sala - Liverpool

Melhor jogador do Mundial de Clubes 2019
1.º - Mohamed Sala - Liverpool
2.º - Bruno Henrique - Flamengo

Artilharia
Baghdad Bounedjah - Al-Sadd (3 gols)
Hamdou Elhouni - Espérance Sportive (3 gols)

O jogo

A partida começou com o Liverpool tomando as iniciativas e pressionando o Flamengo. Com menos de cinco minutos, os ingleses tiveram três oportunidades, uma delas sendo do atacante brasileiro Firmino cara a cara com o goleiro Diego Alves. No entanto, o chute foi forte e saiu por cima do gol.

A equipe brasileira apostou nos contra-ataques no início e com o passar do primeiro tempo, assumiu o controle da partida, atacando mais e deixando os ingleses recuados. Porém, pouco perigo levou ao gol de Alisson.

O início da segunda etapa trouxe as duas equipes dispostas a definir o placar. Firmino acertou a trave aos 2 minutos. Na sequência, Salah recebeu cruzamento rasteiro e finalizou com perigo, passando do lado do gol brasileiro.  O Flamengo não deixou barato e devolveu nos cinco minutos seguintes com oportunidades perigosas. Em duas oportunidades, Gabigol finalizou a primeira para fora e um depois exigiu uma grande defesa de Alisson.

Até o fim do tempo regular, as equipes pouco arriscaram. Nos instantes finais, Mané foi lançado e na hora da finalização, Rafinha atrapalhou o jogador, que caiu na área. O árbitro do Catar, Al Jassim Abdulrahman, marcou o pênalti, mas voltou atrás após consultar o VAR, e apontou o tiro de meta.

O jogo seguiu para a prorrogação. Com menos de dez minutos, após boa jogada do Flamengo no ataque, a equipe inglesa saiu rápido no contra-ataque, com um lançamento longo para Mané, que ganhou na velocidade, invadiu a área e tocou para Firmino, que chegou sozinho. O atacante, com tranquilidade, cortou para o lado e tirou o goleiro da jogada, apenas concluindo para o fundo das redes.

Após o gol, o Liverpool passou a atacar mais e a equipe de Jorge Jesus não conseguiu reagir. Vitinho ainda perdeu a última oportunidade, em uma das únicas chances do Flamengo no tempo extra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]