• Carregando...
Torcedores do Vasco fogem das bombas de efeito moral da PM no Maracanã. | ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO
Torcedores do Vasco fogem das bombas de efeito moral da PM no Maracanã.| Foto: ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO

Antes de a bola rolar entre Fluminense e Vasco, a final da Taça Guanabara - o primeiro turno do Campeonato Carioca - no Maracanã foi marcada por uma grande confusão do lado de fora do estádio na tarde deste domingo (17).

>> Maracanã vazio revolta narrador da Globo: “Intolerância, incompetência”

O Vasco levou a melhor dentro de campo ao derrotar o Fluminense por 1 a 0. O herói foi o lateral-esquerdo Danilo Barcelos, com um gol de falta aos 35 minutos da segunda etapa.

>> Mauro Cezar Pereira: a final bizarra

Decisão do Juizado Especial Criminal (Jecrim) na noite de sábado (16) determinou que a final fosse disputada com portões fechados. Entretanto, o presidente do Vasco, Alexandre Campello, decidiu peitar a decisão judicial e anunciou que abriria os portões do Maracanã aos torcedores, independente da multa de R$ 500 mil.

Com isso, vários torcedores do Vasco foram ao Maracanã para ver a decisão. Antes da partida, a Polícia Militar (PM) do Rio havia publicado um alerta no Twitter pedindo que os torcedores ficassem em casa, diante da indefinição sobre a disputa judicial. Faltando duas horas para a partida, contudo, o Vasco assumiu o risco de pagar uma multa de R$ 500 mil após reunião na Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) e bancou a realização da partida com as torcidas presentes.

Torcedores vascaínos derrubaram a barreira montada pela PM para tentar invadir o Maracanã. Em reação, a polícia partiu para cima da torcida com a cavalaria, tiros de balas de borracha, gás de pimenta e bombas de efeito moral. Muitos torcedores, inclusive mulheres, firam feridos. Garrafas e pedras foram atiradas em direção aos policiais.

Em entrevista ao SporTV, o presidente do Vasco, Alexandre Campello, já dizia temer por violência caso o jogo fosse realizado sem torcida. “O que nós temos visto é um Maracanã com número enorme de torcedores em fila esperando a entrada e isso (portões) não foi aberto. Temo que isso seja um estopim para um acontecimento bastante desagradável, com violência, tudo mais”.

Por volta de 17h30, com o clássico já com 30 minutos do primeiro tempo, a Justiça determinou a abertura dos portões.“Há uma decisão judicial vigente que deverá ser cumprida. Fica registrado que os responsáveis pelo seu descumprimento se sujeitarão às sanções cabíveis tanto na esfera cível como na penal, assumindo as consequências dos atos praticados”, manifestou-se o Ministério Público do Rio em comunicado divulgado antes da abertura dos portões.

O Vasco levou a melhor dentro de campo e faturou a Taça Guanabara ao derrotar o Fluminense por 1 a 0. O herói foi o lateral-esquerdo Danilo Barcelos, com um gol de falta aos 35 minutos da segunda etapa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]