• Carregando...

Com um show particular de Edmundo, o Vasco deu um importante passo nesta quarta-feira para iniciar a sua arrancada para fugir da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, conseqüentemente da Série B em 2009. A equipe da Colina derrotou o Goiás por 4 a 2, no Serra Dourada, e acabou com alguns tabus. Além de deixar a lanterna, ao menos temporariamente, conseguiu acabar com uma seqüência negativa de dez jogos sem vitória - sendo nove pelo Brasileirão - e ainda por cima acabou com a invencibilidade do Esmeraldino, time de melhor campanha no segundo turno e que não sabia o que era uma derrota em casa há nove partidas.

Com os dois gols marcados nesta quarta-feira, Edmundo está a três de igualar o ex-jogador Romário como o segundo maior artilheiro da história dos Campeonatos Brasileiros. O Animal, que atendeu ao pedido de Renato Gaúcho e assumiu o papel de líder, tem 151 contra 154 do Baixinho. E com o resultado, o Vasco chegou aos 30 pontos, passando para a 18ª colocação. O Goiás permaneceu na nona posição, com 45. Na próxima rodada, o Vasco vai encarar o Atlético-PR, em São Januário, no dia 30. Um dia antes, o Goiás pega o Palmeiras, no Palestra Itália.

Edmundo volta em grande estilo e marca na etapa inicial

A partida começou movimentada, com o Goiás tomando a iniciativa. Os donos da casa, porém, não chegavam ao gol adversário com perigo. O primeiro bom lance do jogo aconteceu aos sete minutos. Paulo Baier passou por um adversário na entrada da área e chutou forte. O goleiro Rafael fez a defesa no meio do gol.

O Vasco buscava os contra-ataques, e a defesa parecia bem postada atrás, principalmente com Fernando, que se antecipava aos atacantes goianos. Aos 12, os cariocas quase abriram o marcador. Ernando recuou mal, e Harlei precisou sair nos pés de Alex Teixeira para fazer a defesa.

A partir daí, o jogo ficou de igual para igual, mas o Vasco trabalhava melhor a bola no meio-campo. O Goiás, por outro lado, era apenas correria. Aos 20, em uma jogada bem tramada por Madson, o time carioca abriu o marcador. O meia encontrou Mateus na intermediária. O volante deu um belo drible de corpo em um defesor goiano e chutou forte para bela defesa de Harlei. Na sobra, a bola caiu no pé direito de Edmundo, que pegou de primeiro e fez um belo gol.

O Vasco poderia ter feito o segundo logo aos 22 minutos se o árbitro Leonardo Gaciba não tivesse ignorado um pênalti claro de Paulo Henrique em Mateus. Porém, aos 28 não teve jeito. Alex Teixeira ganhou na corrida do seu marcador, entrou na área e tocou na saída de Harlei: 2 a 0.

Parecia que o jogo seria fácil, mas o setor defensivo do Vasco acabou falhando, e Valmir deixou Iarley ganhar na corrida. O lateral-esquerdo fez falta dentro dá área. Pênalti bem marcado por Gaciba. Paulo Baier cobrou com força, mas no meio do gol, e diminuiu para o Goiás.

Cariocas chegam a ceder o empate, mas Edmundo volta a resolver

O segundo tempo começou como terminou o primeiro. O Goiás em cima do Vasco buscando o gol de empate. Novamente, os cariocas buscavam explorar os espaços deixados pelos adversários para tentar resolver a partida. Aos oito, Paulo Baier tocou para Júlio César, que apenas desviou para o gol. Rafael fez uma bela defesa. Porém, dois minutos depois não teve jeito. Iarley recebeu dentro da área, no meio dos zagueiros, e chutou para deixar tudo igual no marcador.

Mesmo com o empate, os vascaínos não desistiram de buscar a vitória. Aos 13 minutos, em uma saída rápida, Edmundo tocou para Jorge Luiz, que avançou e encontrou Madson entrando na área pelo lado direito. O meia recebeu e chutou com força, entre as pernas de Harlei, para colocar o time carioca de novo em vantagem.

O Vasco cresceu e ainda contou com o apoio dos torcedores cariocas que foram ao Serra Dourada. Em um novo e veloz ataque , Alex Teixeira tocou para Edmundo dentro da área. O Animal tentou o giro, mas foi puxado por Henrique, e aí Leonardo Gaciba não ignorou a penalidade. O próprio camisa 10 cobrou e ampliou: 4 a 2.

Após o quarto gol, os cariocas passaram a administrar a partida, buscando ampliar o placar nos contra-ataques. Abatido, o Goiás não assustava o gol de Rafael. No fim, a torcida cruzmaltina, que fez um belo papel no Serra Dourada, comemorou o reecontro do Vasco com as vitórias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]