• Carregando...
Comitiva curitibana entrega documento ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira | Divulgação / CBF
Comitiva curitibana entrega documento ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira| Foto: Divulgação / CBF

Veja como foi o encontro entre a Comitiva de Curitiba que levou documentos para a CBF

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, recebeu na tarde desta terça-feira (28), na sede da entidade, no Rio de Janeiro, a comitiva paranaense que defende a indicação de Curitiba como sub-sede da Copa do Mundo 2014. Capitaneado pelo vice-governador do estado, Orlando Pessuti, o grupo entregou a Teixeira um termo de compromisso assumindo uma série de responsabilidades para que o Mundial possa ser realizado na capital paranaense.

O Comitê Executivo de Curitiba para Assuntos da Copa de 2014 (CECAC), formado recentemente, debateu algumas questões pontuais com Teixeira, que se mostrou receptivo com a mobilização do Paraná para ter o Mundial. "Dentro do critério de uma grande cidade, como as outras que postulam para ser sedes da Copa, acho que Curitiba está muito bem posicionada no contexto geral", avaliou o presidente da CBF no site oficial da CBF.

O documento entregue nesta terça-feira poderia ter sido enviado para a entidade máxima do futebol nacional até o dia 15 de novembro, mas o grupo preferiu antecipar as garantias para acabar com as especulações sobre um possível desinteresse da cidade na questão. Para Ricardo Teixeira, a união dos poderes públicos tem sido benéfica para garantir Curitiba como uma das sub-sedes.

"O Paraná está dando provas de que está unido politicamente na condução desse processo, o que é muito importante. O governador Roberto Requião já esteve aqui, assim como o vice-governador Orlando Pessuti e o prefeito Beto Richa, o que demonstra o esforço conjunto que está sendo feito", afirmou, em material publicado no site da CBF.

Além de Pessuti, participaram da comitiva o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, o deputado estadual Augustinho Zucchi, o secretário municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, a supervisora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Susana Lins de Andrade, o presidente da Paraná Esportes, Marco Aurélio Saldanha da Rocha, e Mario Celso Petraglia, presidente do Atlético Paranaense, time proprietário da Arena da Baixada, estádio pré-indicado.

Nova missão do CECAC

No dia 4 de novembro, representantes do CECAC irão para Brasília se reunir com deputados e ministros paranaenses para angariar mais apoio para a empreitada. "Queremos que eles nos ajudem na elaboração dos projetos que possam contribuir para que Curitiba possa ser escolhida", disse Pessuti, à Agência Estadual de Notícias. No termo entregue à CBF, o CECAC se compromete a apresentar até o dia 15 de janeiro de 2009 o projeto de engenharia e arquitetura com custos, métodos e cronograma das obras. Deve também apresentar projeto de pré-viabilidade econômico-financeira contendo estimativas de custos, projeções de demanda em eventos esportivos e outros eventos, receitas complementares (lojas, restaurantes, cinemas, museus), taxa de retorno, contrapartidas necessárias, infra-estrutura complementar ao estádio (custo e forma de financiamento).

Além de Curitiba, 17 cidades disputam uma das dez ou 12 sedes: Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Belém (PA), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Brasília (DF), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]