• Carregando...
 | /
| Foto: /

Com o fim da temporada europeia e a abertura da janela de transferências nas principais ligas do Velho Continente e da Ásia, o mercado da bola aquece neste mês de julho. Cenário que deixa os dirigentes de clubes brasileiros atentos aos atletas em baixa no exterior ou com seus contratos acabando.

TABELA: jogos e classificação da Série A

De medalhões consagrados e jogadores em fim de contrato a promessas que buscam mais espaço, listamos 20 possíveis reforços de fora do país para clubes do Campeonato Brasileiro. Confira a lista.

Aloisio

Mais um da legião brasileira no futebol chinês, o “Boi Bandido”, como ficou conhecido nos tempos de São Paulo, tem contrato somente até dezembro deste ano com o Hebei China Fortune. Uma volta sua para o Tricolor paulista chegou a ser especulada. Aos 29 anos, ainda pode desequilibrar no Brasileiro.

Anderson Martins

O zagueiro de 29 anos é constantemente lembrado como possível reforço de clubes brasileiros, dentre eles Vasco e Corinthians. Atualmente no Umm Salal, do Catar, o defensor deve ser mais um dos brasileiros a serem repatriados para o Campeonato Brasileiro.

Biro-Biro

Após obter destaque por Fluminense e Ponte Preta, o jovem atacante de 22 anos foi mais um a rumar para o futebol chinês. Em 2016, concorreu ao prêmio de melhor jogador da segunda divisão da China, pelo Shanghai Shenxin. O fato de não atuar na elite chinesa pode pesar para um retorno ao Brasil.

Diego Maurício

O atacante revelado pelo Flamengo tem contrato com o Gangwon FC, da China, somente até dezembro de 2017. Aos 26 anos, o jogador ficou conhecido no Brasil como “Drogbinha”, pela semelhança com o astro marfinense Drogba.

Diego Tardelli

Outro atacante veterano que pode resolver os problemas de clubes de Série A. Aos 32 anos, Tardelli chegou a ser sondado por Palmeiras e Flamengo, sem acerto. Em dez jogos no Campeonato Chinês, soma dez gols. Um impeditivo seria a dificuldade de negociação com os dirigentes do Shandong Luneng, clube que defende.

Douglas

O lateral-direito de 26 anos pertence ao Barcelona, mas estava emprestado ao Sporting Gijón-ESP, onde atuou mais avançado e obteve algum destaque. Tem mais dois anos de contrato com o Barça, mas nenhuma chance de jogar no gigante. Uma volta ao Brasil poderia ser ideal para uma retomada na carreira.

Douglas Santos

O lateral-esquerdo de 23 anos foi titular na conquista do ouro na Rio-2016 e teve chances na seleção principal antes de trocar o Atlético-MG pelo Hamburgo-ALE, em agosto de 2016. Na Europa, chegou como titular, mas acabou amargando o banco nos últimos meses, enquanto seu time lutou até o fim para não ser rebaixado.

Fábio

Revelado como um “prodígio” das categorias de base do Fluminense, o lateral-esquerdo foi vendido para o Manchester United em 2008. Na Europa, nunca se firmou. Já foi emprestado para o QPR, da Inglaterra e Cardiff, do País de Gales. Está “esquecido” no Middlesbrough, da segunda divisão inglesa.

Gomes

O veterano goleiro de 36 anos tem mais um ano de contrato com o Watford, da segunda divisão da Inglaterra. Apesar de afirmar estar feliz no Reino Unido, a chance de voltar a defender um grande clube brasileiro poderá pesar para uma volta ao país natal antes da aposentadoria.

Jonathan Cafu

Ex-Ponte Preta e São Paulo, o atacante tem somente mais um ano de contrato com o Ludogoretz, da Bulgária. Na última edição do campeonato búlgaro, ele foi eleito o melhor jogador estrangeiro da competição, anotando 12 gols. O fato de jogar em uma liga secundária na Europa pode pesar em uma volta ao Brasil.

Leandro Castán

O zagueiro de 30 anos está na reserva da Roma, da Itália. Na última temporada, atuou em somente 14 partidas. Experiente, já entrou na mira do Corinthians, que planeja repatriá-lo em breve. Ele já defendeu o Timão entre 2010 e 2012. Na Europa, atuou também por Sampdoria e Torino, ambos da Itália.

Lima

O experiente atacante de 34 anos rescindiu contrato com o Al Ahli, dos Emirados Árabes, e está livre no mercado. Defendeu o Paraná na Libertadores de 2007 e fez carreira no Santos, Braga-POR e Benfica-POR, onde atuou por três anos e fez 70 gols em 144 jogos. Com lenha para queimar, já expressou desejo de retornar ao Brasil.

Lucas Mendes

Podendo atuar na zaga ou na lateral-esquerda, Lucas Mendes já foi sondado por uma série de clubes brasileiros, incluindo o Atlético. Aos 27 anos, está no El Jaish, do Catar, com quem tem mais um ano de contrato. Pesa a favor do atleta a polivalência e a experiência no futebol europeu. Ele defendeu o Olympique de Marselha, da França, por três temporadas.

Luisão

Mais um zagueiro experiente na lista. Com passagens pela seleção brasileira e mais de 500 jogos com a camisa do Benfica, Luisão perdeu espaço no clube português. Aos 36 anos, tem contrato por mais uma temporada e uma renovação apalavrada com o time de Lisboa. O banco de reservas com o técnico Rui Costa, entretanto, pode convencê-lo a voltar ao Brasil.

Marcelo Moreno

O atacante da seleção da Bolívia já manifestou desejo de retornar ao futebol brasileiro. Aos 30 anos, ele busca espaço no Wuhan Zall, da segunda divisão chinesa. O brasileiro naturalizado já foi sondado por Grêmio, Cruzeiro e Corinthinans e chegou a afirmar que toparia reduzir o alto salário que recebe para voltar ao país.

Naldo

O zagueiro de 35 anos está há 12 temporadas no futebol alemão. Atualmente, defende o Schalke 04, tendo disputado 29 partidas na última temporada. Com a idade, entretanto, a tendência é de que o defensor perca mais espaço no time e cogite uma volta ao futebol brasileiro. Este ano, foi sondado pelo Corinthians.

Nilton

O volante de 30 anos defende o Vissel Kobe, do Japão, clube com o qual mantém mais um ano de contrato. O próprio atleta já revelou que aceitaria bem um retorno ao Brasil, onde já defendeu clubes como Cruzeiro, Inter, Vasco e Corinthians.

Ricardo Goulart

Aos 26 anos, o meia-atacante foi eleito o melhor jogador do futebol chinês em 2016. Ele tem contrato com o Guangzhou Evergrande até 2020. Nada que impeça um retorno ao Brasil. Goulart segue sonhando com uma vaga na seleção brasileira e já indicou que uma volta ao país natal poderia ajudá-lo no objetivo.

Rodrigo Moledo

Aos 29 anos, o zagueiro está no Panathinaikos, da Grécia, com quem tem mais onze meses de contrato. Identificado com o Internacional, pediu para não atuar mais pelo time grego na tentativa de voltar ao Colorado. Não deu certo. Agora, pode entrar na mira de outros clubes brasileiros.

Vagner Love

O atacante de 33 anos é o atual artilheiro do Campeonato Turco com a camisa do Antalyaspor, que também conta com o camaronês Samuel Eto’o. O contrato do veterano na Turquia, entretanto, está perto do fim e ele ainda não renovou. Apesar de garantir o desejo de permanecer na Europa, pode ser o trunfo de clubes brasileiros na janela de transferências.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]