• Carregando...
 |
| Foto:

Paulista

O Paulistão começa hoje totalmente reformulado. Os 20 clubes foram divididos em quatro chaves com cinco times em cada. A regra define que cada equipe jogará com os times das outras chaves, totalizando 15 jogos na primeira etapa. Os dois melhores de cada grupo vão para as quartas de final, e os quatro piores na classificação geral são rebaixados. O objetivo é diminuir os efeitos da Copa do Mundo no meio do ano. A competição ganha mais força já que nenhuma equipe do estado participará da Libertadores neste ano. Entre os quatro grandes clubes, Santos e Palmeiras foram os que mais investiram para o torneio. Corinthians e São Paulo foram mais discretos. O Santos fez a contratação mais cara de sua história – R$ 40 milhões – ao adquirir o atacante Leandro Damião (foto). A primeira partida do clube é contra o XV de Piracicaba. Já o Palmeiras se destacou por arrebanhar o zagueiro Lúcio, que deixou o São Paulo no final do ano passado. O Alviverde paulista estreia hoje, contra a Linense. No Corinthians, a principal atração fica por conta do retorno do treinador Mano Menezes, que após quatro anos volta ao comando do Timão, diante da Portuguesa. Finalmente, o São Paulo foi a equipe que menos contratou. O time manteve parte de sua base, porém perdeu peças importantes, como o atacante Aloísio. O Tricolor larga contra o Bragantino.

Carioca

A competição inicia hoje. Após 10 anos sendo disputado em dois turnos – Taça Guanabara e Taça Rio –, o modelo adotado no Rio de Janeiro para este ano é o de turno único, com 16 equipes disputando o certame. Os quatro melhores colocados avançam às semifinais. Flamengo e Botafogo entrarão em campo no Estadual com equipes mistas, uma vez que o foco está no início da Libertadores. O Rubro-Negro incorporou ao seu elenco algumas peças que se destacaram em 2013, como o lateral Léo e o meia Everton, que deixaram o Atlético. A estreia é amanhã, contra o Audax. Já o Alvinegro fez aquisições discretas, além de ter perdido alguns de seus principais atletas, como Seedorf, que anunciou sua aposentadoria. O primeiro jogo é contra o Resende. O Fluminense, ainda se ajusta após as confusões no tapetão e entrará com força máxima. O Tricolor se reforçou com Conca (foto) e Walter. O Madureira é seu adversário na rodada inicial. O Vasco é o clube que mais está apostando nesse início de temporada. O objetivo é se restabelecer depois da queda para a Série B. Foram seis contratações, algumas devem ser vistas hoje, contra o Boavista.

Gaúcho

A Copa do Mundo fez com que o formato do Gauchão também fosse modificado em 2014. As Taças Piratini e Farroupilha foram extintas, para a adoção de um turno único entre as 16 equipes, que foram divididas em dois grupos. Todos jogam contra todos a partir de hoje, e os quatro melhores de cada chave avançam às quartas.

O Grêmio, que em 2013 esteve na Libertadores e deixou de lado o Estadual, esse ano, quando novamente participará da competição intercontinental, garante que irá dar atenção ao regional. Entretanto, o planejamento do Tricolor gaúcho inclui iniciar a disputa com seu time B, pelo menos até o clássico Grenal, na sétima rodada. A primeira partida do Grêmio é contra o São José, amanhã. O treinador Enderson Moreira assumiu o clube no lugar de Renato Gaúcho. Ele terá a base da última temporada. Entre as chegadas no Grêmio, o destaque fica para o argentino Alan Ruiz, vindo do San Lorenzo. Assim como seu rival, o Internacional utilizará o elenco sub-23, treinado por Clemer, nas primeiras quatro rodadas. O São Luiz é o adversário na estreia. Depois, a experiência de Abel Braga, que retornou ao time do Beira-Rio pela sexta vez, será uma das armas do clube. Em campo, o setor defensivo ganhou reforços, como o goleiro Dida e o atacante Wellington Paulista (foto). Dida veio do rival Grêmio. .

Mineiro

Começa só no próximo domingo. Em uma fase única todos se enfrentam, e os quatro melhores vão para as semifinais. Campeão da Libertadores, e com vaga confirmada no torneio neste ano, o Atlético-MG deve iniciar com seu time B. A estreia será no dia 29, contra o Minas Futebol. A principal novidade é o comando de Paulo Autuori após o fim da era Cuca. Já o Cruzeiro, campeão brasileiro e também na Libertadores, deve largar no Mineiro com seu time B diante da URT.

Catarinense

Inicia na próxima semana, em turno único, com os quatro melhores se classificando para o quadrangular final. A Chapecoense se reforçou intensamente. Foram pelo menos nove contratações. Em compensação, perdeu Bruno Rangel, artilheiro da Segundona. O Alviverde estreia contra o Juventus. O Criciúma perdeu boa parte de sua base e foi em busca de reforços. O principal nome adquirido pelo Tigre foi o meia Paulo Baier, que retorna ao clube após 11 anos. Encara o Joinville na largada. Após conquistar o acesso, o Figueirense do treinador Vinícius Eutrópio trouxe os atacantes Ciro, ex-Atlético, e Dudu, ex-Bragantino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]