• Carregando...
Schweinsteiger (esq.) e Marcell Jansen durante a esquisito da Alemanha: prontos para a pressão de repetir a boa atuação da estreia | John Macdougall/AFP
Schweinsteiger (esq.) e Marcell Jansen durante a esquisito da Alemanha: prontos para a pressão de repetir a boa atuação da estreia| Foto: John Macdougall/AFP

Estratégia

Sérvia aposta em "mantra"

Da Redação

Principal jogador do meio de campo da Sérvia, o volante Dejan Stankovic teve bom desempenho nos passes de curta e média distância na partida contra Gana. Seu aproveitamento foi de 83% nesse tipo de passe. Líder do time, ele tenta manter a esperança na classificação. "Precisamos ter coragem para agredi-los e não ter medo. Devemos fazer o nosso jogo. Vamos respeitá-los, mas sem temê-los. Não está nada perdido", falou o jogador. O discurso do "vamos nos superar" é o mantra dos rivais da Alemanha, a sensação do torneio na primeira rodada. É o que também tentou fazer o técnico Radomir Antic. "Os campeões jogam melhor quando o desafio é mais difícil. A Alemanha impressionou por seu comportamento, mas o renome do adversário pode nos ajudar. Queremos ser mais do que uma equipe média."

  • Veja a ficha técnica do jogo Alemanha X Sérvia

A Alemanha tenta garantir a vaga antecipada nas oitavas de final contra a Sérvia, às 8h30 (de Brasília), em Port Elizabeth. A equipe do técnico Joaquim Löw tem os mesmos três pontos de Gana, mas lidera devido ao saldo de gols superior – goleou a Austrália por 4 a 0 na estreia, enquanto os africanos ficaram no magro 1 a 0. Apesar da vantagem, os jogadores temem que o clima de entusiasmo excessivo prejudique a seleção. Ainda mais frente a um rival do Leste Europeu, forte na marcação e disposto a se recuperar da derrota na primeira rodada.

Para o atacante Lukas Po­­­dolski, a euforia parece ainda maior do que em 2006, quando o país sediou o Mundial e foi crescendo ao longo do torneio. "Não conseguimos nada ainda. Devemos ficar com os pés no chão e trabalhar as nossas fraquezas", cobrou Thomas Müller, seguindo a mesma linha do companheiro de equipe. Müller foi um dos destaques da partida contra os australianos. O atleta de 20 anos entende que elogio e euforia não são parâmetros para avaliar o time. "Estamos sendo elogiados porque ganhamos de goleada, mas se perdermos da Sérvia seremos massacrados", completou.

Os elogios a que ele se refere vieram da crítica especializada e até dos rivais. Como o meia Mi­­lan Jovanovic, que defende o Liverpool. Ele admite o show alemão, mas também dá o tom do espírito com que a Sérvia encara o duelo. "A derrota nos influenciou no humor. Esperávamos ganhar de Gana e agora estamos feridos. Temos de buscar todos os pontos possíveis. A Alemanha se mostrou impressionante contra a Austrália e é a equipe que mais causou impacto no Mundial, é como uma máquina", opinou.

Saber lidar com essa responsabilidade e não subir no "salto alto" é um desafio para o time e em especial para o atacante Klose, que está a quatro gols de igualar Ronaldo Fenômeno como o maior artilheiro das Copas. Um dos artifícios para não cair na armadilha do favoritismo é exaltar o adversário e minimizar o resultado anterior. Foi o que fez o técnico Löw. "A Austrália não era uma referência. A Sérvia tem outro calibre, com jogadores de alto nível. Em uma equipe que está jogando sua última carta para ficar no torneio, temos de estar concentrados durante os 90 minutos", declarou o treinador.

Os sérvios não pretendem facilitar a vida germânica. "Nenhuma equipe está de graça aqui. Vimos que o Brasil lutou para derrotar a Coreia do Norte. Qualquer um pode vencer. Não estaremos acuados contra a Alemanha", comentou o volante Gojko Kacar.

Ao vivo

Alemanha x Sérvia, às 8h30, na RPC TV, Band, BandSports, SporTV e ESPN Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]