• Carregando...

A Copa do Mundo teve a participação de várias nações que hoje só existem nos livros de histórias. Alemanha, que foi dividida em duas, e Sérvia, que foi Iugoslávia e Sérvia e Montenegro, são dois desses casos. A Gazeta do Povo relembra cinco países que fazem parte do passado do torneio.

5 - Índias Orientais Holandesas

As índias Orientais Holandesas disputaram apenas a Copa de 1938, tendo um desempenho pífio ao levar 6 a 0 da Hungria na estreia e cair fora. A capital do país, colônia holandesa, era a Batávia. Após a independência em 1945, a capital passou a se chamar Jacarta e o país virou a Indonésia com a adição de metade da Ilha da Nova Guiné.

4 - Alemanha Oriental

Fruto da derrota alemã na II Guerra Mundial, a Alemanha Oriental tinha uniforme azul. A passagem mais marcante do pais em Copas foi em 1974, quando bateu a vizinha Alemanha Ocidental por 1 a 0. Em 1989, caiu o muro de Berlim e no ano seguinte completou-se a reunificação, na verdade uma absorção do lado oriental pelo ocidental.

3 - Iugoslávia

Semifinalista em 1962, termi­­nando em quarto lugar, a Iugoslávia teve alguns bons times até sua fragmenta­­ção, a partir dos anos 90. De sua dissolu­­ção surgiram: Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Croácia, Macedônia, Bósnia-Herzegovina e Kosovo. A Croácia, em sua primeira participação independente, em 1998, superou o antigo país ao terminar em terceiro.

2 - União Soviética

A União Soviética brigou pela hegemonia política e militar do mundo em boa parte do século 20. Dentro do futebol, o país que durou de 1917 a 1991, deixou como legado uma dinastia de grandes goleiros como Yashin e Dasayev e métodos científicos de preparação. Os principais países que saíram da URSS foram a Rússia e a Ucrânia.

1 - Tchecoslováquia

A Tchecoslováquia surgiu em 1918 a partir da dissolução do Império Austro-Húngaro e durou até 1992, ano da pacífica separação. No futebol, foi uma potência, sendo vice-campeã em 1934 e em 1962. Depois da dissolução, surgiram a República Tcheca e a Eslováquia, ambas consideradas herdeiras esportivas do antigo país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]