• Carregando...
O atacante Kuyt comemora o segundo gol da vitória holandesa sobre a forte defesa da Dinamarca | Thomas Coex/AFP
O atacante Kuyt comemora o segundo gol da vitória holandesa sobre a forte defesa da Dinamarca| Foto: Thomas Coex/AFP
  • Veja a ficha técnica do jogo Holanda X Dinamarca

O primeiro gol contra da Copa do Mundo ajudou a Holanda a estrear com vitória por 2 a 0 sobre a Dina­­marca, mas sem justificar a condição de favorita. A ausência da principal estrela laranja, o atacante Robben, que se recupera de uma lesão muscular, foi sentida especialmente no primeiro tempo, mor­­no e com pouca criatividade.

Logo nos primeiros segundos após o intervalo, porém, o dinamarquês Simon Poulsen errou a cabeçada na área, a bola bateu nas costas de Agger e entrou. "Depois do gol, eles tiveram de sair mais para o ataque e isso nos deu espaço. Antes estava difícil, a defesa deles estava bem", analisou o goleiro Stekelenburg.

O técnico holandês Bert van Marwijk não estava totalmente satisfeito após a estreia. "Mere­­ce­­mos a vitória, mas fomos muito pacientes e quase demos oportunidades para que os dinamarqueses vencessem", afirmou, se referindo a alguns contra-ataques encaixados pelo adversário no primeiro tempo. O treinador admitiu até que a equipe foi arrogante: "Meus jogadores sabem que são muito bons e criativos. Isso em algumas ocasiões nos faz fortes, mas em outras pode ser prejudicial."

Após abrir o placar, a Holanda passou a dominar e o toque de bola apareceu. A melhora também se deveu muito à entrada de Elia, que resolveu os problemas do lado esquerdo do ataque. Até então, Van der Vaart caía muito pelo meio e se embolava com Sneijder, enquanto Kuyt ficava solitário na outra ponta.

Em 23 minutos em campo, Elia levantou a torcida com dribles e deu dois chutes a gol. Um deles ba­­teu na trave e, no rebote, Kuyt am­­pliou. O autor do gol já atuava co­­mo centroavante, depois da saída de Van Persie para a entrada de Affelay, que foi para a direita.

É exatamente aquele pedaço de campo ocupado por Kuyt e depois Affelay que está reservado para Robben. Porém o auxiliar-técnico Frank de Boer declarou que o atacante só deve estrear no terceiro jogo, contra Camarões.

Inusitado

No momento em que poderia ser expulso pelo árbitro francês Ste­­phane Lannoy por ter chutado após a jogada estar parada, o atacante Van Persie, que já tinha o cartão amarelo, se apressou a apontar para as orelhas. Segundo ele, o apito não foi ouvido por causa do barulho das vuvuzelas. Des­­culpa que convenceu o juizão.

Após a partida, o goleiro reserva Michel Vorm foi liberado para viajar até a Holanda, onde veria o filho recém-nascido e a esposa Daisy. Ele precisa estar de volta para o treino de quinta-feira, dois dias antes de a equipe enfrentar o Japão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]