• Carregando...
Valbuena retrata o fracasso francês na Copa da África: atuais vice-campeões do mundo agora torcem para que México e Uruguai se arrisquem em um jogo no qual o empate é suficiente para ambos avançarem às oitavas | Philippe Marcou/AFP
Valbuena retrata o fracasso francês na Copa da África: atuais vice-campeões do mundo agora torcem para que México e Uruguai se arrisquem em um jogo no qual o empate é suficiente para ambos avançarem às oitavas| Foto: Philippe Marcou/AFP
  • O capitão francês Evra chora após a derrota para o México. Ficou difícil para os Bleus
  • Veja a ficha técnica do jogo França X México

Um empate na última rodada do Grupo A, entre México e Uruguai, vai colocar um ponto final nos so­­nhos de França e África do Sul nesta Copa do Mundo. Se as vuvuzelas vão se calar para alívio geral, a Mar­­­­se­­lhesa também não será mais ou­­vida em gramados sul-afri­­canos.

A França conquistou a vaga ao Mundial graças a um gol irregular contra a Irlanda pelas Eliminatórias Europeias – Thierry Henry ajeitou a bola com a mão e tocou para Gallas para marcar –, e pode ser a primeira potência futebolística a voltar para casa.

"Não tenho palavras. É uma verdadeira decepção para todos os que acreditaram nesta equipe. Hou­­ve boas intenções, mas algo não funcionou", afirmou o técnico Raymond Domenech. "É mais que decepcionante. Não sei o que vou dizer a meus jogadores. Falta um jogo e um milagre ainda é possível. Agora, temos de ser duros e jogar pela honra, ainda há coisas em jogo e temos de reagir", disse, atordoado, o técnico francês.

A derrota de ontem para o Mé­­xi­­co por 2 a 0 pode custar caro ao atual vice-campeão mundial. Ago­­ra, precisa bater os anfitriões na última rodada e torcer para que haja um vencedor no duelo entre México e Uruguai. Além disso, vai precisar melhorar seu saldo de gols (hoje, de -2). No caso de vitória por placar mínimo de México ou Uru­­guai, os franceses precisarão de pelo menos quatro de diferença em seu jogo.

Situação semelhante à da Áfri­­ca do Sul, que também precisa go­­lear a França e torcer por um vencedor no outro jogo. Mexicanos e uruguaios se garantem com em­­pate, mas, neste caso, o México fi­­caria em segundo lugar no grupo e teria provavelmente a Argentina como adversária na próxima fase.

O técnico uruguaio, Oscar Ta­­bárez, falou sobre a hipótese de seu time se contentar com um empate na última rodada. "Se é possível avançar com um empate, não vamos forçar. Isso não quer dizer que vamos com a ideia de empatar", sugeriu.

O técnico Javier Aguirre não poupou elogios aos jogadores da seleção mexicana, após a vitória sobre a França. O resultado deixou o México muito próximo das oitavas de final.

"Sempre tentamos ser ousados, buscar o ataque, correndo riscos", exaltou o treinador, ao se dizer satisfeito com a postura ofensiva da equipe durante toda a partida. O time entrou em campo com três jogadores mais à frente, e contou ainda com um quarto atacante no segundo tempo. "Passamos 13 meses juntos. Nos conhecemos bem. E temos alternativas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]