• Carregando...

Vencer desafios não é novidade para Gomes. Reserva imediato de Julio Cesar, o goleiro teve boa atuação no amistoso contra a Tanzânia e mostrou que é a primeira opção de Dunga caso o titular, que sofre com um problema na região lombar, não tenha condições de entrar em campo novamente. Para chegar à Copa do Mundo, o ex-cruzeirense teve que penar para ganhar a confiança dos ingleses no Tottenham. Hoje, é unanimidade em Londres.

"Ele foi um dos principais responsáveis pela classificação do Tottenham para a Liga dos Campeões. Gomes teve problemas quando chegou do PSV, mas depois conquistou o espaço e virou um dos jogadores preferidos da torcida dos Spurs", disse o jornalista Jamie Robinson, que está na África do Sul pelo jornal "The Guardian".

Gomes foi contratado pelo clube londrino em 2008 por 8 milhões de libras (R$ 21,5 milhões atualmente), depois de ter sido tetracampeão holandês pelo PSV. Resolveu deixar o posto de ídolo do ex-time de Romário e Ronaldo para tentar a sorte na Inglaterra. E o começo foi complicado. Logo nas primeiras rodadas de 2008/2009, o Tottenham entrou na zona de rebaixamento, e a imprensa começou a questionar o brasileiro. Até o treinador de goleiros do clube foi demitido, aumentando as desconfianças sobre o ex-cruzeirense.

Aos poucos, Gomes passou a salvar os Spurs em campo, virou um dos queridinhos da torcida e terminou a primeira temporada na Inglaterra com apenas dez gols sofridos em casa, um recorde do clube.

"A torcida até que não atrapalhou, ela sempre canta o meu nome. Todo mundo fala que o mais adorado pela torcida sou eu. O problema é a imprensa", disse o goleiro em entrevista em agosto de 2009.

Na segunda temporada, veio a consagração. Depois de uma lesão que o tirou de alguns jogos no início do Campeonato Inglês, Gomes brilhou durante toda a competição e foi o principal nome na campanha que deixou o Tottenham em quarto lugar, garantindo vaga na próxima Liga dos Campeões. Ele chegou a pegar dois pênaltis no jogo contra o Sunderland, em abril. Suas atuações deixaram o técnico Harry Redknapp encantado.

"Guus Hiddink (ex-técnico do PSV) disse que Gomes levou o PSV sozinho para a semifinal da Liga dos Campeões em 2005. Ele era bom assim. Gomes já provou que é um grande goleiro, aquele que todos falavam na Holanda. Ele é um dos melhores. Eu não tenho dúvidas, era só questão de tempo para ele se adaptar", disse o treinador do Tottenham.

Pela seleção, Gomes foi campeão da Copa das Confederações em 2005 e 2009, mas só agora ganha a primeira chance na Copa do Mundo. Enquanto vive boa fase no Tottenham, Doni é reserva no Roma. Assim, virou o segundo goleiro do Brasil, atrás de Julio Cesar.

No amistoso contra o Zimbábue, na última quarta-feira, o titular deixou o campo ainda no primeiro tempo, e Gomes entrou. Na segunda-feira, Julio nem foi para a Tanzânia, e o ex-cruzeirense começou jogando, com boa atuação. A estreia do Brasil na Copa será dia 15, contra a Coreia do Norte, em Johannesburgo. O camisa 1 deve ter condições de jogo. Mas, caso o problema na região lombar continue, sua sombra está pronta para mais um desafio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]