• Carregando...

Palco da conquista da Copa das Confederações em 2009 e da estreia da seleção brasileira contra a Coreia do Norte na Copa do Mundo deste ano, o Ellis Park não está completamente pronto para o jogo do dia 15 de junho: ainda há decoração de rúgbi e o gramado está sem os gols. Por outro lado, um velho "símbolo" do estádio segue em uma das entradas: a placa com a mensagem "Beware of hijackings, robberies & smash & grab", pedindo cuidado com sequestros, assaltos e um tipo de crime em que bandidos quebram o vidro de carros e roubam.

A preocupação com a segurança deve-se à proximidade do estádio com o bairro Hillbrow, considerado o mais perigoso de Joanesburgo. Famoso por duas torres na paisagem (uma antena de telefonia e um prédio residencial redondo), a região teve um total de 7.089 assaltos entre abril de 2008 e março de 2009, segundo dados oficiais da polícia sul-africana. Aconteceram ainda 88 assassinatos (mais 82 tentativas) e 521 ocorrências de crimes sexuais.

A reportagem entrou no Ellis Park na tarde de quinta-feira e conferiu que o estádio ainda vive uma ressaca de outro esporte antes do início da Copa do Mundo de futebol. A entrada dos vestiários segue com faixas dos Lions, time de rúgbi da cidade que também usa o campo. No último dia 10, a equipe jogou no estádio e perdeu para o Blues, da Nova Zelândia, sendo eliminado do torneio Super 14.

Como o gramado estava com as traves de rúgbi, os gols do futebol foram retirados, mas ainda não voltaram ao local. O campo está em bom estado de conservação e tem sido protegido com capas. Ao redor do estádio, já há grades dividindo os setores para a entrada organizada dos torcedores na Copa.

A primeira partida no Ellis Park será no dia 12 de junho, entre Argentina e Nigéria, pelo Grupo B. No total, o estádio receberá sete jogos, incluindo uma quarta de final (3 de julho). Após enfrentar a Coreia do Norte no local, o Brasil pega a Costa do Marfim no Soccer City (20 de junho), também em Joanesburgo, e depois encara Portugal em Durban (25 de junho).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]