• Carregando...

Apesar de um jogo feio na abertura do grupo G da Copa do Mundo, Portugal e Costa do Marfim apresentaram ontem dois belos uniformes. Assim, a Gazeta do Povo relembra cinco camisetas marcantes de Mundiais anteriores, procuradas até hoje na linha retrô:

5) Romênia (1970)

Aseleção da Romênia, atualmente, veste amarelo. Mas a camisa azul clara com calções brancos e meias vermelhas do Mundial do México chamava a atenção. Com essa vestimenta, os romenos estiveram no caminho do Brasil na primeira fase da Copa do México e resistiram até serem batidos por 3 a 2.

4) Holanda (1974)

Quem são esses homens que vestem camisa laranja? Que futebol é esse? Eles assombraram o mundo e ficaram perto do título ainda inédito na primeira Copa da Alemanha. A vestimenta laranja virou marca registrada da Laranja Mecânica e da inovação que o time trouxe ao futebol. Até hoje, o modelo é um dos mais procurados na linha retrô.

3) Argentina (1986)

Por si só, a combinação das cores azul celeste e branco da camisa argentina já é uma das mais bonitas. Mas a do bi argentino, no México, em 1986, com um azul um pouco mais claro que o normal, é marcante não só pela beleza, mas também pela importância histórica: foi com ela que Diego Maradona escreveu seu nome entre as lendas do futebol.

2) Alemanha (1990)

Foi o último título dos alemães e a última participação da Alemanha Ocidental, unificada à Oriental um ano antes, com a queda do Muro de Berlin. A camisa da Copa da Itália foi imitada mundo afora pelo design arrojado: faixas nas cores da bandeira alemã que cruzavam o peito. Além de clássica, é símbolo das mudanças que o mundo passou na virada daquela década.

1) Brasil (1958)

Depois do trauma de 50, o Brasil adotou camisas amarelas no lugar das brancas. A final de 58 era contra a Suécia, também amarela. Compraram camisas azuis. Com os os jogadores temiam que o novo uniforme desse azar, Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação, lembrou que o manto de Nossa Senhora Aparecida também era azul. Vencemos por 5 a 2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]