• Carregando...
Garçom do restaurante Lekgutla exibe os pratos de comida exótica da África do Sul: crocodilo e antílope atraem principalmente os clientes locais | Valterci Santos/Gazeta do Povo – enviado especial
Garçom do restaurante Lekgutla exibe os pratos de comida exótica da África do Sul: crocodilo e antílope atraem principalmente os clientes locais| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo – enviado especial

Curiosidade

Vinho se destaca no país da Copa do Mundo

Da Redação

Se a comida na África do Sul pode ser considerada de certa maneira exótica, o mesmo definitivamente não se diz sobre o vinho do país. A indústria vinícola sul-africana se destaca. O produto é hoje um dos principais na balança de exportação agrícola. São cerca de 4 mil produtores, resultando em mais de 250 mil empregos diretos e indiretos.

As principais uvas da região são chenin, chardonnay, sauvignon blanc, viognier, para vinho branco, e cabernet, merlot, pinotage e shiraz, para vinho tinto.

O turismo nas regiões do vinho também é uma importante fonte de renda para o país-sede da Copa do Mundo. Fazem parte da rota do vinho sul-africano as regiões de Stellenbosch, Drakenstein, Witzenberg, Breede Valley, Breederiver Winelands e outras, principalmente na província de Western Cape. Desta região costeira sudoeste, que se beneficia das frias brisas do Oceano Atlântico, sai a tradição do bom vinho sul-africano.

A culinária sul-africana não é tão exótica quanto a chinesa, por exemplo, mas tem lá suas par­­ticularidades. Um bom me­­didor é a cara de espanto que fazem as duas atendentes do restaurante Lekgutla quando ou­­vem o pedido. Em vez de camarão ensopado, costela de carneiro ou frango grelhado, Medalhão de Spring­­bok, um pequeno antílope, típico da região. De tão famoso, o animal se transformou no apelido do time local de rúgbi, o esporte preferido entre os brancos do país – o futebol é a paixão dos negros.

Os olhos das moças se abrem ainda mais quando são informadas do que devem servir como entrada para o prato principal: Carpaccio de Crocodilo. As refeições são comuns na África do Sul, porém, raramente solicitadas por estrangeiros.

O Lekgutla se especializou nos pratos regionais, apesar de o cardápio não conter o famoso Bobo­­tie, um cozido de carne moí­­da, pão, leite, cebola, castanhas, passas, damascos e curry, prato predileto do ex-presidente Nelson Mandela. E ganha dinheiro com isso.

O ambiente é escuro, inspirado em casas típicas do interior da África do Sul, repleto de palhas e de produtos do artesanato local, como velas e pratos desenhados. Os funcionários pintam parte do rosto com tinta branca, co­­piando a simbologia das tribos indígenas. O conjunto todo chama a atenção de quem passa pe­­la Nelson Mandela Square, um dos locais mais chiques de Johan­­nesburgo. É quase impossível passar desapercebido pelo restaurante, ainda mais na hora do al­­moço.

Refeitos do susto, os garçons se apressam para atender rapidamente o pedido. É preciso juntar a entrada ao prato principal pa­­ra a fotografia. Tudo não leva mais de 30 minutos. Terminado o cerimonial, é hora de degustar. Mo­­ra, que recebeu a incumbência de atender os aventureiros, fica por perto, rondando, como quem diz: "Quero ver comer".

O Carpaccio de Crocodilo, acompanhado de manga, tomate seco e molho pesto, dura muito pouco tempo sobre a mesa. Lembra, em aparência e gosto, o Presunto de Parma. Sai por 72 rands (R$ 18). Já o Medalhão de Springbok não agrada tanto à freguesia. A carne, cujo formato lembra o de uma linguiça, é tenra, sem gordura, mas com um gosto muito forte. É servida com batata cozida ou arroz. Custa o dobro (140 rands – R$ 35).

Pratos limpos, conta paga, é só se despedir das Lekgutla’s girls, ainda incrédulas com o apetite dos forasteiros brasilei­­ros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]