• Carregando...

Único jogo da seleção nacional em um fim de semana nesta primeira fase da Copa do Mundo, a grande maioria dos 1,7 milhão de curitibanos se programa para assistir ao confronto entre Brasil e Costa do Marfim, a partir das 15h30 de hoje. Mais que torcer, porém, todos querem assegurar a diversão do fim de semana. Há opções para todos os gostos. Enquanto a equipe de Dunga se preparava para entrar em campo, a reportagem da Gazeta do Povo traçou o perfil de cada tipo de torcedor para sugerir o melhor lugar para cada um curtir o jogo

* * * * *

Torcedor balada

Ele não quer só o futebol, mas o kit completo. Além do jogo, quer música, cerveja e diversão. Aos solteiros, inclua o item azaração. Telão e festa em verde e amarelo é o que não vai faltar em Curitiba. Os bares da cidade abrem antes da partida e criaram todo o tipo de promoção para atrair os baladeiros da Copa. O "compre um chope e leve dois" é o atrativo mais comum. Há quem ofereça uma rodada de chope para toda acasa a cada gol brasileiro. Mesas de petiscos de boteco e de frios também estão no cardápio de alguns locais. Além da camisa da seleção, vale providenciar reserva no local, para não ficar da porta para fora.

Serviço:

Aos Democratas (41) 3024-4496, Baroneza Bar (41) 3352-9327, Cana Benta (41) 3019-6898, Citra Bar (41) 3328-7668, Matriz & Filial (41) 3343-3063, Premier Sport Bar (41) 7815-8929, Santillana (41) 3308-7004, Silzeu’s Bar (41) 3387-1977, Yankee (41) 3342-1001, Zapata (41) 3095-2097.

* * * * *

Torcedor estádio

Espécie que, mesmo a 7,5 mil quilômetros do Estádio Soccer City (em Johannesburgo, palco do jogo desta tarde), quer viver o clima das arquibancadas. Em Curitiba, o lugar ideal é acompanhar a seleção brasileira em frente ao telão de 364 polegadas instalado na Boca Maldita (ao lado da Praça Osório). Vale se equipar com todo o tipo de demonstração de paixão: pintar o rosto de verde e amarelo, usar peruca, levar bandeira, apito, vuvuzela. Chegar bem antes das 15h30 é essencial para garantir um bom lugar nessa geral urbana. Levar um petisco na bolsa uns trocos para a pipoca é boa pedida. Cachecol e blusa são bem-vindos ao clima curitibano.

Torcedor web

Longe de ser o típico nerd dos anos 80, é maníaco por futebol. Veste a camisa da seleção com gosto e se infiltra em qualquer um dos habitats dos demais torcedores. Destaca-se por acompanhar o jogo em duas frentes: na tela da tevê e online, ao postar comentários nas transmissões pela internet, atualizar o placar no Twitter, avaliar a movimentação dos atletas no site da Fifa. Alguns nem parecem estar conectados, discretos na conexão via telefone celular. Outros, mais espalhafatosos, no notebook. Todos, sem perder um lance sequer.

* * * * *

Torcedor de luxo

Acostumado em dividir-se entre a cidade onde mora, o aeroporto e a cidade em que trabalha, é habituado aos halls dos hotéis. Então, porque não buscar um telão e ver a seleção com o requinte de suas hospedagens? Habituado a uísque e champanhe, aceita uma cerveja nos dias de futebol. Até se arriscará ao cardápio futebolístico proposto para a ocasião: comidinhas de boteco – abraçadinho de camarão, bolinho de carne seca, até batata frita –, desde que tenham um toque de chef. O clima é festivo: alguns hotéis oferecem chope ou caipirinha de cortesia e kits-torcedor (com apitos, cornetas) para tornar o ambiente dominado por executivos em um local de torcida.

Serviço:

Hotel Pestana (41) 3017-9900, Hotel Blue Tree Towers -(41) 3017-1090, Mabu Royal e Premium Hotel (41) 3219-6000.

* * * * *

Torcedor família

Não quer enfrentar trânsito ou sair de casa para ver a seleção. Convida os amigos para partilhar aquela tevê 42 polegadas comprada especialmente para o Mundial. É quem organiza as provisões da tarde. O produtor de eventos e proprietário da Marketing Mais, Thiago Vaz, sugere opções mais práticas que o churrasco e a feijoada. "Petiscos e pipoca sempre agradam. Uma possibilidade é apostar em alimentos típicos das festas juninas, como os doces, o pinhão. Para decorar, bandeirinhas em verde e amarelo", sugere.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]