• Carregando...

Bastou um empate em casa na estreia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, no último domingo (3), para a África do Sul decidir demitir o técnico Pitso Mosimane. O anúncio da demissão foi feito nesta terça-feira pela SAFA, entidade que controla o futebol do país, depois de os mandatários da mesma convocarem uma reunião de emergência na última segunda à noite.

A Associação de Futebol da África do Sul (SAFA, na sigla em inglês) anunciou que a saída do comandante foi definida de forma "amigável" entre as duas partes, dois dias depois da seleção sul-africana ter empatado por 1 a 1 com a Etiópia, em Rustemburgo, onde o time da casa só garantiu a igualdade no placar aos 35 minutos do segundo tempo.

Mosiname foi auxiliar do técnico Carlos Alberto Parreira na Copa do Mundo de 2010, na qual a anfitriã África do Sul foi eliminada já na primeira fase. Ele chegou a obter um início promissor no cargo, mas ainda não conseguiu se recuperar da vergonha de não ter entendido como deveria as regras das Eliminatórias da Copa Africana de Nações.

Ele viu a sua seleção comemorar um empate por 0 a 0 com Serra Leoa, em casa, quando na realidade a equipe sul-africana precisava vencer para se classificar para a competição continental que foi realizada no Gabão e em Guiné Equatorial, entre o final de janeiro e o início de fevereiro

Desde então, a África do Sul empatou seis de sete jogos e perdeu um duelo para o Zimbábue. Já no último domingo, o país jogou para um público de apenas cerca de 5 mil pessoas no Royal Bafokeng Stadium, que tem capacidade para mais de 30 mil torcedores e foi um dos palcos da Copa do Mundo de 2010, em Rustemburgo.

Após o confronto de domingo, Mosiname admitiu que precisava "aceitar a realidade" de que a seleção sul-africana não progrediu suficientemente, apesar de ter acesso a melhor recursos do que a maioria dos outros países da África.

Além de confirmar a demissão de Mosiname, a SAFA anunciou que o auxiliar do treinador, Steve Komphela, assumirá o cargo interinamente. A entidade pediu apoio dos torcedores locais ao novo comandante, que terá como primeiro desafio o duelo contra Botsuana, fora de casa, no próximo sábado, pelas Eliminatórias da África.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]