• Carregando...

Fato inédito, a África repetirá na Copa do Mundo de 2014 as mesmas cinco seleções que se classificaram para o Mundial de 2010 - menos a África do Sul, que foi sede da última edição e não precisou passar pelas Eliminatórias. Depois de Nigéria, Costa do Marfim, Camarões e Gana, a Argélia foi o último país a garantir classificação. Nesta terça-feira, venceu Burkina Faso em em casa por 1 a 0 e reverteu a vantagem aberta pelo adversário na partida de ida do playoff (2 a 3).

A Argélia irá para sua quarta Copa do Mundo. Único país do Norte da África a se classificar, já esteve nos Mundiais de 1982 (Espanha), 1986 (México) e 2010 (África do Sul). Nunca passaram da primeira fase e, em nove jogos, só venceram duas vezes.

Em decadência no começo deste século, os argelinos só conseguiram se classificar para duas das últimas cinco edições da Copa Africana de Nações. Pararam na primeira fase na edição deste ano, na África do Sul, e ficaram com a quarta colocação em 2010, em Angola. Até então haviam se classificado para todas as edições entre 1980 e 2004.

No jogo de ida, Burkina Faso, que buscava sua primeira classificação para uma Copa do Mundo, venceu em casa por 3 a 2. Mas nesta terça a seleção argelina contou com sua torcida em Blida e venceu com gol de Bougherra, zagueiro do Lekhwiya, do Catar, aos 4 minutos do segundo tempo. O 1 a 0 foi suficiente por causa do critério dos gols fora de casa.

A maior parte dos atletas da seleção joga no futebol francês, país que colonizou a Argélia. O principal jogador do time é o meia Sofiane Feghouli, do Valencia, da Espanha.

Classificados

Com as definições das Eliminatórias Africanas, agora restam apenas seis vagas no Mundial. Os outros 22 países já assegurados são Brasil (sede), Argentina, Chile, Colômbia, Equador - da América do Sul -, Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Inglaterra, Espanha - da Europa -, Estados Unidos, Costa Rica, Honduras - das Américas Central, do Norte e Caribe -, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália - das Eliminatórias Asiáticas. México e Uruguai estão muito perto da classificação após golearem Nova Zelândia e Jordânia, respectivamente, na repescagem intercontinental.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]