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 | Adriana Czelusniak
| Foto: Adriana Czelusniak

Faltam três dias para o primeiro jogo da Copa do Mundo em Curitiba e os comerciantes do entorno da Arena da Baixada seguem com muitas dúvidas. Reclamando que não receberam orientações sobre o funcionamento dos estabelecimentos durante os jogos na Arena, comerciantes dizem que ainda não sabem se vão abrir as portas na próxima segunda-feira (16) ou nos outros três dias de jogos na capital paranaense.

De acordo com o proprietário do Bar do Alemão, Wilson Rietow, que tem o estádio logo em frente, do outro lado da Rua Brasílio Itiberê, o jeito é arriscar. "Não me disseram nada, então fui perguntar ali na Praça Ouvidor Pardinho. Ouvi que se eu quisesse abrir, poderia, mas que se tivesse confusão o problema era meu", conta.

Segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba e Região Metropolitana (Sindicom), a decisão é mesmo do comerciante. "Ficou decidido que a abertura é facultativa, cada comerciante deve resolver. Se alguns estão perto da arena e vão correr risco durante os jogos, deve prevalecer o bom senso", diz o diretor José Milton.

A Associação Comercial do Paraná, que defendeu que não fosse decretado feriado nos dias de jogos para não prejudicar o comércio, foi procurada pela reportagem, mas informou pela assessoria de imprensa que não está se pronunciando sobre o assunto. A Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) foi procurada, mas ainda não respondeu à reportagem.

Publicidade também gera dúvidas

A restrição de publicidade no comércio de rua, nos locais oficiais de competição, também não está clara para os comerciantes. É exclusividade da Fifa a divulgação de suas marcas, bem como a distribuição, venda ou outras atividades promocionais nas imediações e principais vias de acesso durante a Copa do Mundo, segundo legislação federal.

De acordo com o decreto, fica assegurada a continuidade das atividades comerciais e de publicidade e propaganda dos estabelecimentos já instalados de forma regular nas áreas de restrição. Mas até que ponto determinadas marcas ou produtos podem ser divulgados e de que forma ainda gera dúvidas.

Segundo o Comitê Organizador da Copa do Mundo, voluntários foram destacados exclusivamente para a tarefa chamada de proteção de marcas e devem atuar a partir de segunda-feira, no primeiro jogo em Curitiba.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Curitiba informou que podem ser feitas ações de fiscalização de publicidade no entorno da Arena de forma espontânea ou se forem solicitadas, mas não confirmou se há algum planejamento para essas ações.

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