• Carregando...
Jogadores croatas comemoram o gol de Mandzukic (17) que abriu o placar na partida contra a Sérvia | Antonio Bronic / Reuters
Jogadores croatas comemoram o gol de Mandzukic (17) que abriu o placar na partida contra a Sérvia| Foto: Antonio Bronic / Reuters

Em jogo histórico nesta sexta-feira (22), Croácia e Sérvia – que estiveram em guerra no processo de dissolução da Iugoslávia, na década de 1990 – se encontraram pela primeira vez, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Apoiados por 100% da torcida no Estádio Maksimir, em Zagreb, os donos da casa venceram por 2 a 0.

Preocupada com o risco de conflitos nacionalistas, a Uefa determinou que a partida fosse disputada apenas com torcedores croatas nas arquibancadas – o mesmo procedimento deve ser adotado no jogo do dia 6 de setembro, na Sérvia, pelo segundo turno.

O primeiro gol croata saiu aos 22 minutos da etapa inicial. A zaga sérvia saiu jogando errado, Olic ficou com a bola e serviu Mandzukic, um dos artilheiros da última Eurocopa, atualmente no Bayern de Munique, que teve apenas o trabalho de empurrar para a rede. Ainda no primeiro tempo, aos 36 minutos, Olic deixou o dele. Modric cobrou falta para a área, o goleiro Stevanovic mostrou indecisão e o atacante do Wolfsburg completou de peito, fazendo 2 a 0.

O resultado levou a Croácia à liderança isolada da chave, com 13 pontos, três a mais que a vice-líder Bélgica – que ainda enfrenta a Macedônia nesta sexta fora de casa e pode se igualar novamente na tabela. A Sérvia, presente nas duas últimas Copas – em 2006 ainda como Sérvia e Montenegro –, se afasta cada vez mais do Mundial no Brasil. Está em terceiro lugar, com apenas quatro pontos.

Na próxima terça-feira (26), os croatas irão até Swansea enfrentar o País de Gales, enquanto os sérvios tentarão a reabilitação em casa, na cidade de Novi Sad, diante da Escócia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]