• Carregando...

Os projetos do estado do Paraná visando à Copa do Mundo 2014 serão acompanhados de perto pelas autoridades públicas. Pelo menos é essa a missão das nove Câmaras Temáticas oficialmente criadas ontem pelo governador em exercício Flávio Arns (PSDB) em cerimônia no Palácio das Araucárias. Elas ficarão responsáveis também por trazer informações sobre suas áreas à população e debater as benfeitorias.

As Câmaras foram divididas em: transparência; segurança; educação e cultura; estádios; saúde; turismo; infraestrutura; comercial e tecnologia; meio ambiente e sustentabilidade. "A troca de informações é essencial até para a busca de soluções para futuros problemas que sejam identificados", falou Arns, destacando a necessidade de diálogo com a sociedade.

Todas as Câmaras, que terão representantes de várias áreas, variando de 12 a 30 integrantes, serão coordenadas pelo secretário estadual para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha. Confira um resumo das atribuições de cada uma:

Transparência – Envolve Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Ministério Público (MP), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Procuradoria-Geral do Município de Curitiba, Ouvidoria-Geral do Estado, Secretaria estadual da Justiça, Secretaria estadual de Controle Interno, Tribunal de Justiça e OAB. Deve expor o acompanhamento das obras ao público.

Segurança – Envolve Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil do Paraná, Polícia Cientifica, Policia Federal, Detran, Diretran, Polinter, Corpo de Bombeiros, Secretaria estadual de Segurança Pública (SESP), Secretaria Antidrogas Municipal de Curitiba, Casa Militar, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Estadual e Federal. É responsável por tudo que envolve a segurança pública, inclusive de sugerir novos projetos.

Educação e cultura – Tem como prerrogativa trabalhar na capacitação, na elaboração de atividades culturais e recreativas ligadas ao torneio da Fifa (como os fanfests).

Estádios – Fiscalizará a obra da Arena e de seu entorno, provendo todas as estruturas temporárias exigidas pela Fifa.

Saúde – Sua principal meta é preparar a cidade para bem receber o turista em termos de atendimento médico, tanto dentro do estádio quanto fora dele. Sob sua tutela fica também o controle de vacinas.

Turismo – Envolve Secretaria Estadual de Turismo (Setu), Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e Conselho Estadual de Turismo – em parceria com os setores turísticos. Tem como principal atribuição listar e dar infraestrutura aos possíveis pontos de interesse para o visitante.

Infraestrutura – Vai acompanhar e sugerir programas para o estado, além de trabalhar em conjunto com os outros órgãos envolvidos nas obras de infraestrutura para o Mundial, como Ippuc, Comec, governo federal, Caixa Econômica, entre outros.

Comercial e tecnologia – Envolve FIEP, Celepar, Faciap, Fecomércio, Associação Comercial do Paraná, Sebrae, Ippuc, Comec e outros órgãos. Fica responsável por ações no setor comercial tanto relacionadas a empregados quanto a negócios, fomento e negociações de convênios e projetos. Na área de tecnologia, ações de informação e Internet.

Meio ambiente e sustentabilidade – Envolve setores de recursos hídricos e controle do meio ambiente. Discutir e implantar ações que promovam uma Copa do Mundo verde, com obras adequadas à sustentabilidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]