• Carregando...
Cristiano Ronaldo é a esperança de Portugal no duelo com a Suécia, de Ibrahimovic | Mario Cruz/ EFE
Cristiano Ronaldo é a esperança de Portugal no duelo com a Suécia, de Ibrahimovic| Foto: Mario Cruz/ EFE

A Europa vai conhecer hoje os seus quatro últimos classificados nos jogos de volta da repescagem para a Copa do Mundo de 2014. Equipes tradicionais e seus gênios contemporâneos podem ficar fora da principal competição do mundo, como a França, campeã em 1998 – apesar da temporada exuberante de Franck Ribéry. Portugal, de Cristiano Ronaldo, e a Suécia, de Ibrahimovic, decidem qual dos dois candidatos ao prêmio de melhor do mundo virá ao Brasil.

Independentemente do peso da camisa, os jogos prometem tensão até o final. Em caso de empate no saldo de gols, o critério de desempate são os tentos fora de casa. Se a igualdade persistir, prorrogação e, se necessário, pênaltis.

A situação francesa é a mais delicada. Precisa de um feito inédito na história das Eliminatórias europeias: descontar os 2 a 0 que levou da Ucrânia, em Kiev, às 18 horas (de Brasília). Descrentes, os jornais franceses usam termos como "milagre" para descrever a missão do time azul. Até o treinador Didier Deschamps adotou o mesmo tom. "Precisamos de uma atuação acima do normal".

O confronto entre Portugal e Suécia, às 17h45, está mais aberto depois da vitória portuguesa pelo placar mínimo no Estádio da Luz, em Lisboa. Reflexo desse equilíbrio é o fato de os suecos terem treinado pênaltis. "Não teremos problemas se a decisão for para os pênaltis", disse o técnico Erik Hamrém. O astro Ibrahimovic quer ir muito além do que fez no jogo de ida. "Estamos em casa e vamos fazer nosso jogo".

Os outros dois jogos envolvem times que, mesmo classificados, serão coadjuvantes no Brasil. A Croácia deve se classificar diante da Islândia, às 17h15, depois do empate por 0 a 0, em Reykjavik. Em Bucareste, às 17 horas, a Grécia deve ressuscitar a retranca que a levou ao título europeu de 2004 para defender a confortável vantagem de 3 a 1 que conquistou diante da Romênia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]