• Carregando...
Vitória por 3 a 0 sobre a Ucrânia garantiu a França na Copa de 2014 | Reuters
Vitória por 3 a 0 sobre a Ucrânia garantiu a França na Copa de 2014| Foto: Reuters

A Copa do Mundo de 2014 deverá ter a presença de todos os campeões da história do torneio, depois que a França venceu a Ucrânia por 3 a 0 nesta terça-feira (19) em Saint-Denis e reverteu a desvantagem de ter perdido por 2 a 0 no jogo de ida, feito que nunca havia sido realizado nas Eliminatórias europeias.

Ameaçada de ficar fora do Mundial com o revés sofrido em Kiev, a seleção vencedora do Mundial de 1998 foi para cima dos ucranianos no Stade de France desde o primeiro minuto e conseguiram o placar favorável com gols de Sakho, Benzema e Gusev, contra.

Desde que as Eliminatórias da Uefa passaram a ter repescagem, o que aconteceu justamente na classificatória da Copa de 1998, nenhuma seleção havia conseguido vaga no torneio após perder o jogo de ida por 2 a 0.

A Copa do Mundo do Brasil deverá ser a primeira com a participação de oito campeões. A seleção anfitriã já está classificada, assim como Itália, Alemanha, Argentina, Itália, Espanha e agora França. Falta apenas a confirmação da vaga pelo Uruguai, que enfrentará a Jordânia nesta quarta em Montevidéu podendo perder por até quatro gols de diferença.

Precisando reverter a desvantagem, o técnico da França, Didier Deschamps, fez cinco alterações na equipe em relação à partida de ida. A dupla de zaga foi trocada, tendo Varane e Sakho, enquanto Cabaye e Valbuena ganharam as vagas de Rémy e Nasri. Além disso, Benzema recuperou a posição no ataque, entrando em lugar de Giroud.

Na Ucrânia, Mikhail Fomenko escalou Rakitskiy na vaga de Kucher, expulso em Kiev. Na lateral direita, Mandzyuk substituiu Fedetskiy, e no meio Stepanenko saiu para a entrada de Bezus.

Desde o pontapé inicial ficou claro que a França sufocaria o adversário em busca dos gols de que precisava. Logo aos três minutos de partida, Benzema bateu cruzado da direita, a bola atravessou toda a área e sobrou limpa para Valbuena, que chutou e obrigou Pyatov a fazer grande intervenção.

O próprio Benzema teve uma chance clara aos nove minutos, em lance que deixou claro o mau dia vivido pela defesa ucraniana. Valbuena levantou da direita e, sozinho, o centroavante cabeceou por cima.

Em mais um apagão da zaga visitante, aos 20 minutos, os 'Bleus' enfim fizeram 1 a 0. Ribéry chutou forte de longe e Pyatov fez grande defesa, mas Sakho ficou com o rebote na pequena área e completou para a rede.

O jogo era todo da França, que, aos 29, teve um gol de Benzema mal anulado. A "compensação", no entanto, veio quatro minutos depois. Após bate-rebate na área, a bola bateu em Valbuena e sobrou para o atleta do Real madrid, impedido, fazer 2 a 0.

O placar já servia para levar o confronto para a prorrogação, mas os donos da casa não tiraram o pé, embora passaram a ter mais dificuldades para chutar a gol. A Ucrânia, por sua vez, arriscava alguns poucos contra-ataques, e quase diminuiu nos acréscimos, aos 46. Konoplyanka ficou com o rebote e bateu tirando do goleiro Lloris. Quase em cima da linha, Debuchy evitou que a bola entrasse.

A exibição já não era das melhores, e a situação da seleção do leste europeu ficou ainda pior logo no começo do segundo tempo, com um minuto. Khacheridi deu uma entrada dura em Ribéry, viu o segundo amarelo e foi expulso.

Nos minutos seguintes, o que se viu foi um bombardeio francês. Aos cinco minutos, Matuidi ficou de frente para Pyatov e bateu para fora; aos 11, também cara a cara com o goleiro, Benzema finalizou por cima do travessão.

Apesar de ainda ficar mais com a bola, os 'Bleus' diminuíram um pouco a pressão. E Sakho, autor do primeiro gol, quase se tornou vilão aos 24 minutos. Edmar fez o chuveirinho, o jogador do Liverpool tentou afastar e quase marcou contra.

Três minutos depois, a França conseguiu o gol da classificação com grande participação de Sakho. Matuidi bateu cruzado, e o zagueiro estava pronto para marcar mais um. Gusev, que entrara na segunda etapa, se antecipou, mas acabou desviando contra a própria média.

Embora os donos da casa mandassem no jogo, um gol da Ucrânia a classificaria. Os 'Bleus' então administravam o placar, e Ribéry teve a chance de "matar" o confronto aos 35. O craque do Bayern de Munique fez fila e entrou na área, mas pegou muito mal na bola. Cinco minutos depois, foi Giroud quem desperdiçou grande oportunidade em cabeçada bem defendida por Pyatov.

Atacando muito pouco, os visitantes ainda tiveram uma última chance de ir à Copa, aos 46, mas Lloris defendeu com certa facilidade o chute de primeira de Rakitskiy.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]